Parceria entre Aprosoja e IDH capacitará produtores para se adequarem ao Programa de Regularização Ambiental
Avança a produção sustentável de soja em Mato Grosso com a parceria entre a organização holandesa IDH (Iniciativa de Comércio Sustentável) e a Aprosoja. Um projeto-piloto para capacitar produtores do estado a se adequarem ao Programa de Regularização Ambiental (PRA) será lançado no próximo dia 25, no Sindicato Rural de Sorriso, durante o Fórum Soja Plus de Sustentabilidade. O projeto, fruto da parceria entre a Aprosoja e o IDH, abrangerá, inicialmente, os municípios de Sorriso, Sinop, Santa Carmem, Ipiranga do Norte, Lucas do Rio Verde, Tapurah, Vera, Feliz Natal e Nova Ubiratã.
Daniela Mariuzzo, líder do Programa de Territórios da IDH no Brasil, diz que “a iniciativa trabalha no Mato Grosso com um programa que visa apoiar a produção responsável de commodities, auxiliar na conexão com os mercados internacionais e contribuir para diminuir o desmatamento nos territórios produtivos”. Ela explica que com a Aprosoja MT o objetivo da parceria é apoiar o Soja Plus, incentivando práticas mais sustentáveis, como a restauração de Áreas de Preservação Permanente (APPs), e com isso transformar o Soja Plus no passaporte europeu para a soja mato-grossense”.
De acordo com Nelson Piccoli, coordenador da comissão de Pesquisa e Gestão da Produção da Aprosoja Mato Grosso, “o objetivo da parceria é, cada vez mais, termos uma produção sustentável. Vamos apoiar os agricultores, auxiliando na recuperação de áreas de preservação permanente degradadas (APPD) e identificando possíveis mecanismos que permitam a valorização dos ativos ambientais das propriedades. Tanto é uma parceria inédita como uma iniciativa que inaugura um novo capítulo na história do agronegócio mato-grossense e, por que não, brasileiro”.
O secretário-geral da Abiove, Fabio Trigueirinho, lembra que o projeto-piloto é uma atividade prevista no Memorando de Entendimento Brasil-Europa, assinado neste ano pela Abiove, Aprosoja, Fefac (Federação da Indústria Europeia de Rações), Fediol (Federação Europeia da Indústria de Óleos Vegetais) e IDH.


