A ferramenta permite que os estados avancem na qualificação da base de dados do CAR de forma mais célere
O Serviço Florestal Brasileiro (SFB) realiza nesta semana atividades de implantação do sistema de Análise Dinamizada do Cadastro Ambiental Rural (AnalisaCAR) no Distrito Federal. A implantação assistida está sendo feita com os técnicos do Instituto Brasília Ambiental (Ibram), que é o órgão responsável pela análise dos cadastros do Distrito Federal.
Siga-nos: Facebook | Instagram | Youtube
O AnalisaCAR, lançado em maio, permite que a análise dos cadastros inscritos na base do Sistema de Cadastro Ambiental Rural (Sicar) seja feita por lotes, o que dá celeridade e eficiência para a tarefa que até então estava sendo realizada de forma individualizada pelas equipes dos órgãos ambientais estaduais. Amapá e Paraná são os primeiros estados a aderirem ao novo sistema de análise dinamizada e 13 estados também já realizaram capacitação com os técnicos.
A partir dessa quarta-feira (25), já será possível o processamento dos primeiros lotes no Distrito Federal com uso da ferramenta da Análise Dinamizada. Na próxima semana será realizada uma oficina de comunicação e mobilização para a elaboração de um plano de ação para divulgar a Análise Dinamizada para os proprietários e possuidores inscritos no CAR.
O processo de implantação assistida da Análise Dinamizada envolve uma série de atividades junto aos estados, como capacitação sobre o uso da ferramenta e legislação aplicada, exercícios no ambiente de testes e no ambiente de produção, estudos específicos sobre a realidade de informações ambientais do estado e treinamento no ambiente de simulação da Análise Dinamizada.




