A Secretaria de Estado de Trabalho e Assistência Social (Setas) participou esta semana de um workshop que debateu o pilar “Incluir”, da estratégia “Produzir, Conservar e Incluir” (PCI), do Governo do Estado de Mato Grosso, que visa alcançar as metas propostas para universalizar o atendimento de assistência técnica e extensão rural. O encontro é coordenado pela Secretaria de Estado de Agricultura Familiar e Assuntos Fundiários (Seaf).

O PCI propõe também ampliar a participação de produtos da agricultura familiar nos mercados interno e internacional, bem como aumentar o acesso ao crédito por esses atores sociais. Além disso, a estratégia visa promover a regularização fundiária em 70% das pequenas propriedades até o ano de 2030.

O objetivo do workshop foi nivelar os atores das políticas públicas de inclusão quanto à meta estabelecida na estratégia PCI, elaborar estratégias para o cumprimento das metas estabelecidas e mapear as lacunas a serem preenchidas.

Presente no evento, o titular da Setas, Valdiney de Arruda, defendeu a criação de novos postos de trabalho, prezando pela economia verde. O secretário informou que a Organização Internacional do Trabalho (OIT) afirmou que a transição para uma economia verde favorece a criação de empregos. Segundo a organização, isso vale especialmente para países em desenvolvimento, como o Brasil.

“Precisamos pensar na economia e na geração de novos empregos respeitando, prioritariamente o meio ambiente. Sabemos que todos esses desastres ambientais têm refletido de forma drástica na redução de postos de trabalho, esgotamento dos recursos naturais, gerando empregos indignos. A reciclagem, por exemplo, nos moldes que tem sido feita, passa longe de ser um trabalho descente. Pelo contrário, até causa doenças aos trabalhadores”, ressaltou Valdiney de Arruda.

INCLUSÃO SOCIAL

O secretário avaliou ainda que a economia verde deve trabalhar no contexto do desenvolvimento sustentável e erradicação da pobreza. “Desenvolvimento aliado ao respeito, respeitando os eixos estratégicos e trabalhando com governança a economia verde, pode resolver muitos problemas sociais e de exclusão. Estudos realizados pelo Banco Mundial em 24 países demonstram que a economia verde poderia criar de 15 a 60 milhões de empregos adicionais no mundo em 2030”, enfatizou.