Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) realizará no dia 25 de setembro, às 15h, uma videoconferência do projeto Monitor do Seguro Rural, dedicada aos seguros agrícolas de soja, milho verão e milho de 2ª safra nas regiões Sul e Sudeste. O objetivo é avaliar os produtos e serviços ofertados pelas seguradoras e propor aperfeiçoamentos nos seguros agrícolas dessas atividades.

O trabalho é coordenado pelo Departamento de Gestão de Riscos do Mapa e terá a participação de produtores com o apoio das entidades representativas do setor, cooperativas, associações, revendas de insumos, companhias seguradoras, empresas resseguradoras, corretores, peritos e instituições financeiras. 

O projeto já avaliou os seguros de grãos das regiões Centro-Oeste, Norte e Nordeste em agosto e estão previstas outras videoconferências ainda em 2020.

O seguro agrícola para soja, milho verão e milho de 2ª safra é ofertado pelas 14 companhias de seguro habilitadas no Programa de Subvenção ao Prêmio do Seguro Rural (PSR) em praticamente todas as regiões produtoras, variando as seguradoras ofertantes conforme a região.

Siga-nos: Facebook | Instagram | Youtube

“A produção de grãos nessas duas regiões teve quebra de safra nos últimos anos devido aos problemas com seca e outras intempéries e é importante os agricultores avaliarem os produtos de seguro rural para aperfeiçoar as coberturas das apólices”, explica o secretário de Política Agrícola do Mapa, César Halum.

Os destaques entre os estados na contratação de seguro agrícola nas regiões Sul e Sudeste para soja, e milho de 1ª e 2ª safra são Paraná e Rio Grande do Sul, seguidos por São Paulo, Santa Catarina e Minas Gerais.