Por Raul Domingos – IMMuB

Em cada casa, um causo, e em outubro celebramos os 85 anos de vida do ator, cantor e compositor Rolando Boldrin, figura conhecida por encontrar na vivência sua capacidade de comunicar a cultura popular, sendo um dos maiores divulgadores da música caipira e sertaneja no país!

Nascido em 1936 e natural de São Joaquim da Barra, cidade do interior paulista, o interesse pela música surgiu logo quando criança, que a partir do incentivo do pai, teve uma dupla sertaneja com seu irmão, chamada de ‘Boy (Rolando Boldrin) e Formiga’, se tornando um nome conhecido na rádio local, e que já demonstrava seu interesse pelos causos.

Além do estímulo pela música através das diversas duplas que passavam pela sua cidade, Boldrin também se viu chamado pela arte em razão dos circos-teatro, que foi o motor que despertou o interesse do artista pelos palcos, o que viria a se concretizar nos anos seguintes.

Assim, ao se aventurar aos 16 anos em sua ida para a cidade de São Paulo com o sonho de ser artista, oportunidade esta que chegou a partir de uma tentativa de integrar a Rede Tupi, tendo sido reprovado para o teste de cantor, mas que ainda rendeu-lhe um papel como figurante na emissora, iniciando assim sua contribuição como ator.

Após esse pontapé inicial onde atuou, declamou, compôs e escreveu, Boldrin se torna pessoa presente nas telenovelas e teatros, e, ao observar a brecha por estar em meio ao círculo artístico, volta a se movimentar no campo da música, sua paixão!

Foi assim que, ao longo dos anos na Rede Tupi que o nome de Rolando Boldrin cada vez mais foi se atrelando ao campo musical, o que se mostrou concretizado com o lançamento de seu primeiro disco, chamado ‘O Cantadô’, onde o músico de forma definitiva conta seus caminhos por meio da música caipira, unindo seus famosos causos junto da viola.

Artista multiplataforma

Com sua multiplicidade artística então que, a partir de 1981, Rolando Boldrin assume o papel de apresentador do ‘Som Brasil’, por ele idealizado e transmitido pela TV Globo, em um programa que surge como alternativa à música estrangeira ao nos remeter à simplicidade do interior junto de seus causos, e aqui o artista permaneceu à frente até os anos de 1984.

Os causos, marca de Rolando Boldrin, são uma marca na comunicação entre os povos, e que tradicionalmente são utilizados pelos caipiras e sertanejos que, contando uma história, acabam por transmitir o conhecimento que detinham.