Os estoques de grãos em todo o mundo devem bater recorde, impulsionado pelas safras de milho, soja e trigo, durante o ciclo agrícola 2016/17.

A soma de outros cereais – tais como cevada e sorgo – pode reforçar o bom momento do setor, previsto para fechar o período com 504 milhões de toneladas estocadas, pela primeira vez, passando a marca de 500 milhões. As perspectivas foram divulgadas pelo Conselho Internacional de Grãos (IGC, sigla em inglês), no último dia 24 de novembro.

Como o ciclo vigente da agricultura se encerra somente na metade do ano que vem, se não acontecer nenhum imprevisto, principalmente relacionado ao clima, o órgão prevê que a produção total de grãos em todo o planeta possa chegar a um volume recorde de 2.084 bilhões de toneladas, acima do anterior (2014/15), quando alcançou 2.048 bilhões.

Ainda segundo o Conselho, a safra mundial de milho deve passar de 1.042 bilhão de toneladas; a de trigo, 749 milhões e a de soja, 336 milhões. Essa é a sétima vez que o IGC eleva suas estimativas para as safras, estoques e consumo de grãos, em apenas oito meses.

OUTROS DADOS

O órgão internacional também incrementou sua previsão para o consumo mundial de grãos, no período de 2016/17, podendo chegar a 2.056 bilhões de toneladas, impulsionado por um processo industrial mais acelerado nos Estados Unidos. Já a perspectiva para o comércio global deve alcançar a soma de 338 milhões de toneladas, um número ainda abaixo em relação às 344 milhões de toneladas negociadas no ciclo agrícola anterior.

Conforme o IGC, um dos cenários mais favoráveis para o setor de grãos envolve a safra global de trigo, prevista em 749 milhões de toneladas. Segundo o Conselho, a vantagem é que a produção desse cereal crescerá bastante, fazendo um contraponto à estagnação da área de plantio, que deve permanecer praticamente a mesma, ao longo desse período, com apenas algumas reduções nos EUA e Cazaquistão. A compensação para o desempenho mundial deve vir a partir do aumento das áreas colhidas de trigo na Rússia e norte da África.

“O plantio de trigo de inverno no Hemisfério Norte está bem avançado em novembro… As condições das culturas foram consideradas favoráveis em relação ao inverno”, avalia o Conselho, por meio de relatório.

ESTIMATIVAS PARA O BRASIL

Vice-presidente da Sociedade Nacional de Agricultura (SNA), Hélio Sirimarco diz que também é relevante ressaltar as últimas estimativas feitas pela USDA (United States Department of Agriculture) para as safras de soja e de milho, que estão na fase final da colheita nos EUA. Tanto o IGC quanto o USDA estimam recorde para ambos os grãos: soja, 118.69 milhões de toneladas e milho, 386.76 milhões.