Iniciativa, que vai contemplar MS, tem objetivo de ampliar o acesso a novos mercados e diversificar a pauta exportadora

As atividades que envolvem a produção de mel, pescado, café gourmet, lácteos, hortifrútis, frutas, castanhas e flores são foco do projeto Agro.BR, uma parceria entre CNA, Senar e Apex Brasil que tem como objetivo incentivar a exportação de pequenos e médios produtores rurais. A iniciativa, que vai contemplar também cadeias produtivas de Mato Grosso do Sul, é o tema do #MercadoAgropecuário desta semana.

Siga-nos: Facebook | Instagram | Youtube

“Desde 2016, tínhamos a Rede Agropecuária de Comércio Exterior (InterAgro). Fazíamos eventos de sensibilização para os produtores rurais sobre oportunidades e desafios do comércio exterior. O interesse cresceu, os produtores e produtoras passaram a se engajar cada vez mais. Em função disso, a CNA ampliou a atuação nessa área com o Projeto AGRO.BR, em parceria com a Apex-Brasil. As dificuldades existem, pelo desconhecido, por achar que o comércio exterior é complicado, pela questão do idioma, da distância. E como o mercado doméstico brasileiro é robusto, acaba sendo, quase sempre, a primeira opção. Esses são os grandes desafios”, detalha Camila Sande, coordenadora do Agro.BR.

Na prática, o programa busca acender a “maturidade exportadora” de cada produtor. “Não há uma única receita. Quando o produtor se inscreve no projeto é feita uma primeira categorização nesse sentido. Ele pode receber desde apoio na sua produção – por intermédio da ATeG do SENAR – para investir na melhoria da qualidade do seu produto e se preparar para exportar, até ser colocado “frente a frente” com um importador, já para vender sua mercadoria. Há distintos níveis de atuação”, explica.

A China está como principal mercado a ter ações direcionadas pelo Agro.BR, que deve trabalhar em diversas frentes, com produtores das mais variadas regiões do país.

“A Ásia é o principal mercado, com foco na China. Mas também estamos atuando na América do Sul, Estados Unidos e União Europeia. Para cada iniciativa teremos um mercado que será mais adequado às suas ações. Temos capacitações para a exportação, apoio no plano de negócios, adaptação de produtos, com parcerias estratégicas, apoio no operacional da exportação e apoio na identificação de importadores, dentre outras”.