O Uruguai fará neste mês o primeiro carregamento de carne neutra em carbono para a Suíça. Este é o primeiro produzido na América do Sul.
Em um evento inédito, em dezembro, o primeiro carregamento de carne neutra em carbono da América do Sul, verificado pela LSQA – Laboratorio Tecnológico del Uruguay (LATU) y Quality Austria, produzido no Uruguai pela Mosaica e que será abatido pela Solís Meat Uruguay, partirá para a Suíça. Isso será um marco na história para um dos principais produtos de exportação do país, colocando-o nos mercados mais exigentes do mundo em um contexto onde as barreiras ao acesso à carne serão cada vez mais elevadas.
Carbono neutro
No início de 2021, a Mosaica – que exporta para os principais mercados europeus – iniciou um processo de coleta de dados e gerenciamento de sua pegada de carbono. Devido às características de seu sistema de produção – baseado em pastagens naturais e com um importante componente de conservação da floresta nativa – o estabelecimento alcançou uma captura de CO2 superior às suas emissões, atingindo assim a distinção de neutralidade de carbono.
O processo verificado abrange todas as etapas da produção pecuária realizadas pela Mosaica, desde o nascimento do animal, a reprodução e engorda do mesmo até sua chegada ao frigorífico para abate.
Esta ação é pioneira no Uruguai colocando o país na mira dos mercados mais exigentes e gerando assim oportunidades para toda a cadeia produtiva da carne do país.




