A Terra é um lugar no Universo repleto de fenômenos curiosos e acontecimentos bizarros que permeiam a existência humana

Às vezes, porém, a natureza surge com alguns contrastes realmente impressionantes, como é o caso das drásticas mudanças de temperatura nas regiões desérticas entre o período diurno e noturno.

O Deserto do Saara, por exemplo, pode atingir inacreditáveis 50?°C durante o dia e congelam em -10?°C após o pôr do Sol. Porém, por que essa inusitada mudança de temperatura em pouco tempo acontece? Pois saiba que a verdadeira culpada para tudo isso é a areia!

Siga-nos: Facebook | Instagram | Youtube

Condução de calor

Quando o Sol aparece, a areia assume seu excelente papel de distribuidora de calor e passa a refleti-lo de volta para o ar. Entretanto, esse material é péssimo em reter calor. Dessa forma, assim que a luz do dia se vai, todo o calor armazenado pela areia durante a tarde se dissipa rapidamente.

Uma coisa que poderia ajudar essas regiões a reter calor durante as madrugadas seria a umidade do ar, porém essa não é uma característica presente nos desertos. Sem a presença de luz solar ou de qualquer umidade, o calor diurno não encontra nenhum lugar para permanecer e tão logo o deserto se transforma em uma verdadeira geleira.

https://agronews.tv.br/conheca-racas-brasileiras-de-caes-para-pastoreio/