Jornalistas especializados em agronegócios produzem Podcast improvisado na sala VIP do Aeroporto de Guarulhos, usando criatividade e paixão pela comunicação.
Em um mundo onde a informação flui constantemente, a comunicação especializada desempenha um papel crucial para conectar diferentes setores e públicos. No agronegócio, essa necessidade é ainda mais evidente, dada a sua complexidade, relevância econômica e social. É nesse contexto que iniciativas como o Road-Show para Comunicadores do Agro ganham destaque, proporcionando um mergulho profundo nas diversas facetas do campo e culminando, de forma espontânea e enriquecedora, em um podcast improvisado que reforça a importância da troca de experiências e da paixão pela comunicação.
Aperte o play e confira o Podcast completo!
O Road-Show, promovido pela Texto Comunicação, com a idealização do Jornalista Altair Albuquerque, é mais do que uma simples viagem de campo. É um encontro de mentes apaixonadas pelo agronegócio, reunindo jornalistas de diferentes cantos do Brasil – nesta edição de 2025, foram 22 profissionais de 14 estados – para vivenciar de perto a realidade do setor.
Ao longo de uma semana intensa, esses comunicadores tiveram a oportunidade de visitar empresas, instituições e projetos inovadores, como a ORÍGEO com o lançamento da Rota Regenerativa, a VETNIL focada na saúde de equinos, a MCASSAB e seu controle de qualidade na nutrição animal, o SINDAG que representa a aviação agrícola, a BRQ Brasil Química com seu enormeportfólio de produtos, a USP Pirassununga no melhoramento genético, e a BIOTROP com a nova geração de biológicos. Essa imersão proporcionou um aprendizado prático e multifacetado, abordando temas como agricultura regenerativa, bem-estar animal, biotecnologia e a crescente importância dos produtos biológicos.

Como destacou Toninho Anhaia, jornalista do Minuto Rural do Paraná, participar de um Road-Show como esse oferece um ganho de conhecimento ímpar: “Eu acho que talves em nenhum doutorado, pudessémos aprender tanto, é ganho de conhecimento sem igual poder participar de um road-show como esse, né?”. Essa visão é compartilhada por Bruno Faustino, do Programa Negócio Rural no Espírito Santo, que ressalta como a experiência de conhecer o “Agro Hard” enriquece a perspectiva dos jornalistas, permitindo que eles digam: “Não é bem isso que você tá falando não, porque eu vi, porque eu conheci, porque eu troquei experiência, eu conversei com colegas e pude aprender de perto com os especialistas no assunto”, explica Bruno.
E foi justamente nesse ambiente de aprendizado e companheirismo que surgiu, de forma genuína e improvisada, o “Podcast Road-Show“. No final da jornada, aguardando seus voos na sala VIP do aeroporto de Guarulhos, parte desse grupo fantástico de jornalistas decidiu aproveitar o cenário e a oportunidade para registrar suas impressões e reflexões sobre a experiência vivida.

Com uma mesa, uma TV, tripés, câmeras e cinegrafista à disposição, a proatividade falou mais alto. Além dos jornalistas já mencionados anteriormente, nomes como Divino Onaldo (Agro e Prosa), Vicente Delgado (Agronews), Rodrigo Eduardo (Negócio Rural) e Wisley Torales (Agroin) se uniram para um bate-papo descontraído, mas profundamente informativo, capturando a essência do Road-Show e a paixão pela comunicação do agro. Divino iniciou a conversa descrevendo o grupo como um “bando de doidos” apaixonados pelo agro, evidenciando o entusiasmo contagiante do evento.
A espontaneidade do podcast se tornou um reflexo da própria dinâmica do agronegócio: ágil, adaptável e movida por pessoas. Ali, naquele espaço de transição, eles não apenas compartilharam seus momentos mais marcantes – como a visita ao professor José Bento, sumidade na pecuária, a experiência com a aviação agrícola que tanto impactou Bruno, ou a percepção da eficiência da produção em diferentes escalas –, mas também a importância do fator humano por trás dos números e da tecnologia. Vicente Delgado do Agronews e representante de Mato Grosso, reforçou essa ideia ao afirmar: “Assim como no agronegócio, eu defendo que o agro não é somente números. O agro é feito por pessoas que estão por trás desses resultados fantásticos. O Road-Show também representa isso. Na comunicação existem pessoas que fazem tudo isso acontecer”, comenta.






