O fungo ainda não foi detectado no continente americano, mas tem causado perdas a plantações na Ásia, Oriente Médio e em Moçambique

 

Instrução Normativa nº 43, publicada no Diário Oficial desta quarta-feira (22), cria o Plano Nacional de Contingência para ações preventivas e emergenciais de contenção, supressão e erradicação de focos da praga Fusarium oxysporum f.sp cubense raça 4 tropical – Foc R4T, causador da murcha de Fusarium em bananeira.

Essa nova raça do fungo (raça 4 tropical) tem causado perdas no sul da Ásia, Oriente Médio e Moçambique, sendo considerada a maior ameaça para a cultura da banana no mundo. Além das variedades prata e maçã, ainda afeta as variedades nanica e nanicão. No continente americano, o fungo ainda não foi relatado e sua introdução pode trazer sérios problemas para a produção de bananas, um dos alimentos básicos considerado chave para a segurança alimentar da região.

Como até o momento não há variedades resistentes, a melhor medida de controle é a exclusão, ou seja, evitar que o fungo seja introduzido no país, de acordo com Paulo Parizzi, coordenador geral de Proteção de Plantas do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa).