Sindicato da aviação denuncia piloto que usou drone agrícola T100 para transporte pessoal em fazenda de Tucumã, no Pará, violando normas da aviação civil.
Pelas imagens, o modelo usado é o drone agrícola T100, avaliado em R$ 300 mil e usado no mundo agrícola para pulverização, semeadura e elevação. Segundo a empresa que faz a venda no Brasil, a capacidade de elevação é de 100 kg. A capacidade, porém, não é para transporte de passageiros e a situação não passou despercebida.
As imagens que criculam nas redes sociais, mostram Hudson Vinicius, piloto de drone na região do Pará, adaptando o equipamento para “taxear no pasto“. Com uma garrafa térmica na mão e o controle do drone na outra, ele é irônico com o amigo que filma tudo: “Vou ali buscar água pra nós gurizinho…“.

Denúncia formal à Anac
O Sindicato Nacional das Empresas de Aviação Agrícola – Sindag apresentou uma denúncia formal à Agência Nacional de Aviação Civil. O objetivo é apurar possíveis infrações e riscos operacionais identificados no vídeo gravado em Tucumã, além de possíveis violações às normas que regem a aviação civil e as operações aeroagrícolas no Brasil.
O Sindag espera que os fatos sejam devidamente apurados pela autoridade aeronáutica competente e que, caso sejam confirmadas irregularidades, sejam aplicadas as sanções cabíveis, conforme previsto na legislação vigente.
Riscos à segurança
Em nota, a entidade repudiou a conduta registrada no vídeo, ressaltando que ela expõe riscos à segurança das pessoas e ao meio ambiente, além de confrontar os princípios de responsabilidade, profissionalismo e compromisso com a segurança que norteiam o setor aeroagrícola brasileiro.
Segundo o sindicato, o comportamento exibido no material também desrespeita o trabalho de milhares de técnicos, agrônomos, gestores, auxiliares e pilotos de drones, helicópteros e aviões que atuam diariamente nas operações aeroagrícolas com rigor técnico. Esses profissionais, conforme destacou a entidade, contribuem para a construção de uma das maiores, mais reguladas e mais qualificadas aviações agrícolas do mundo.



![Drone a jato 100% brasileiro decola pela 1ª vez! [vídeo]](/_next/image?url=https%3A%2F%2Fapi.agronews.tv.br%2Fwp-content%2Fuploads%2F2026%2F01%2Fdrone_albatroz_voando_capa_noticias.jpg&w=3840&q=75)
