Os avanços necessários para o crescimento da agricultura brasileira foram tema de José Roberto Mendonça de Barros no VI Congresso ANDAV.
Iniciando sua fala com dados positivos a respeito do agronegócio nos últimos 15 anos, o economista e fundador da MB Associados, José Roberto Mendonça de Barros, discorreu sobre perspectivas para commodities agrícolas no VI Congresso Andav. “A agricultura brasileira é o único segmento importante da Economia que tem progresso técnico no centro de seu modelo de negócio”, disse.
O economista enumerou alguns fatores indutores deste sucesso, como terra abundante, água e sol; desenvolvimento de instituições de pesquisa e escolas agrícolas; desenvolvimento de indústrias de insumos e máquinas; produção em larga escala e muito diversificada; boa gestão de fazendas; práticas consolidadas que ajudam o ambiente (fixação biológica de nitrogênio, ILPF); capacidade de produção de energia renovável e de novos materiais industriais. “De 1995 a 2010, este foi o único setor a crescer via elevação de produtividade”, informou.
Aliado a esses fatores de desenvolvimento da agricultura brasileira, Barros falou também sobre o aumento da importação de alimentos pela China, em decorrência do esgotamento de seus recursos naturais, da expansão das cidades e o fato da comida ser cara naquele país. “Podemos aumentar muito nossa participação ainda nesse mercado”, disse.
“O que garante sucesso no futuro é o desenvolvimento sustentável. Sem educação, não vamos pra frente. Nós só universalizamos a educação primária agora. E a qualidade como está? Há uma sucessão de problemas nesta área, que precisam ser solucionados urgentemente”, lamentou o palestrante.


