“Todas as ferrovias são bem-vindas. Não somos contra qualquer ferrovia” afirma Tarcísio Freitas, ministro da infraestrutura.
Nesta sexta-feira (20), durante a visita do ministro a Cuiabá, no evento de conclusão da duplicação da BR-163/364, Tarcísio esclarece “Comecei a rodar o Mato Grosso e a entender a logística. Conheci o potencial, é um Estado que merece logística. Tudo que que for feito ainda será pouco. Nós conseguimos um ambiente interessante, de união. Toda ferrovia que vem, seja por intermédio do Governo Federal, como vai ser o caso da Ferrovia de Integração Centro-Oeste [Fico] e a Ferrogrão, bem como a ferrovia do Estado, é bem-vinda”, declarou o ministro.
Manifesto pró-ferrovia
O presidente do Fórum Pró-ferrovia e secretário de Agricultura, Trabalho e Desenvolvimento Econômico, Francisco Vuolo entregou em mãos ao ministro da Infraestrutura, Tarcísio de Freitas, manifesto em apoio à Lei Estadual 685/2021 – que regulamenta o Sistema Ferroviário no estado de Mato Grosso e também fortalece a luta pela implantação da infraestrutura ferroviária em Cuiabá por meio da extensão dos trilhos da ferrovia Senador Vuolo de Rondonópolis até a Capital e Lucas do Rio Verde.
“A nossa expectativa é de consolidar o edital estadual para que a extensão dos trilhos da ferrovia Senador Vuolo seja uma realidade, para que então possamos convidar o ministro em um futuro próximo para o lançamento do terminal em Cuiabá. Nosso desejo é para que tudo ocorra bem e que a PL e a Medida Provisória não atrase e inviabilize o cronograma já apresentado de 45 dias para assinatura do contrato pela Lei Estadual”, disse o presidente do Fórum, Francisco Vuolo.
O ministro da Infraestrutura, Tarcísio Freitas, afirmou ainda que em nenhum momento teve intenção de barrar o projeto do Governo de Mato Grosso para construir a primeira ferrovia estadual, e que a edição da Medida Provisória (MP) é para dar segurança jurídica e possibilitar que outros Estados possam fazer a mesma iniciativa.




