Com lotação de 600 animais, dados obtidos na Prova demonstram condições zootécnicas, nutricionais e econômicas da raça. Ganho de peso chegou a 1,2kg/dia.

Aconteceu na noite desta segunda-feira(12), na sede da Associação de Criadores Nelore-MT, a reunião de apresentação dos resultados obtidos na Prova de Ganho de Peso promovida pela entidade em parceria com o Núcleo de Estudos de Pecuária Intensiva – NEPI, da Universidade Federal de Mato Grosso – UFMT e a indústria de nutrição animal, representada pela Nutron/Cargill.

A maior Prova de Ganho de Peso do Brasil

O presidente da Nelore-MT, Aldo Rezende, abriu a reunião agradecendo aos parceiros envolvidos na Prova e enalteceu a participação dos colegas pecuaristas que atenderam ao chamamento e disponibilizaram seus animais para serem submetidos aos testes. Ao todo foram 600 animais da raça Nelore (inteiros), de 20 criadores diferentes.

Nelore-MT divulga resultados da maior Prova de Ganho de Peso do Brasil
Aldo Rezende Telles – presidente da Nelore-MT

Estou muito feliz com a realização de mais esta Prova, tivemos a participação de 20 produtores, com 600 animais. A maior prova da pecuária mato-grossense e do Brasil. Só temos a agradecer a todos os envolvidos e dizer que os resultados superaram a nossa expectativa. Infelizmente só não foram melhores devido ao momento pontual do mercado, que acabou interferindo nos resultados econômicos. Mas a nossa intenção foi alcançada, que é de fazer com que mais produtores entendam a importância de se intensificar a produção. Tivemos a certeza que usando a tecnologia e a intensificação os resultados vem.“, avalia Aldo Rezende.

Sobre a metodologia e os dados científicos obtidos durante a realização da Prova, a pesquisadora Dra. Kamila Andreatta, Coordenadora do NEPI, explica que as informações coletadas além de abastecer os produtores para tomada de decisões estratégicas, dados gerados irão se tornar uma tese de doutorado e compor a biblioteca mundial da pecuária. Com isso, resumidamente chegou-se a algumas conclusões importantes como:

  • Não houve incidência de animais com excesso de ganho de peso “Boi Bolinha”, uma consequência de boa genética e nutrição adequada;
  • Tratamento com metas mais ousadas surpreendeu economicamente;
  • Importância de se trabalhar com lotação adequada;
  • Entre outros.
Nelore-MT divulga resultados da maior Prova de Ganho de Peso do Brasil
Dra. Kamila Andreatta – Coordenadora do NEPI – UFMT

Nós avaliamos os animais em cada fase, mantendo uma dieta equilibrada, sem excessos. Tudo feito de forma bem minuciosa. Nós tivemos a participação efetiva de uma doutoranda que acompanhou efetivamente as atividades desenvolvidas durante os 14 meses de duração da prova, além de diversos estagiários que puderam visitar a fazenda. Isso foi um ponto importantíssimo para geração de dados científicos confiáveis. Gostaria de agradecer a oportunidade que a Nelore-MT nos dá de abrir as porteiras da propriedade para a academia, essa parceria só fortalece ainda mais a pecuária mato-grossense e nacional“, conclui a pesquisadora.

Qual o melhor sistema para colocar dinheiro no bolso do pecuarista? Qual a melhor genética para qualidade da carne? Qual o animal com maior eficiência na conversão? Estas e outras perguntas foram respondidas durante o evento aos produtores associados.