Países devem propor novas regras e controles do produto depois das irregularidades encontradas pela Carne Fraca, segundo Blairo Maggi

O ministro da Agricultura, Blairo Maggi, disse nesta quarta-feira,que “há preocupação por parte do governo brasileiro em relação à postura dos europeus” diante da carne nacional. Segundo o ministro, os europeus devem propor novas regras e controles do produto depois das irregularidades encontradas pela Operação Carne Fraca da Polícia Federal.

— Precisamos entender o que eles estão propondo — comentou o ministro.

Maggi disse que haverá uma nova reunião com os europeus na quinta e que ainda há muitas dúvidas por parte deles.

— Os europeus querem ter certeza, por exemplo, que as irregularidades encontradas nos 21 frigoríficos não contaminaram as outras plantas autorizadas a exportar para a Europa.

De acordo com o ministro, dos 21 frigoríficos investigados, seis exportam para o mundo inteiro e quatro exportaram para a Europa.

O ministro informou que as fiscalizações continuam e que já foram recolhidas as amostras de todos os 21 frigoríficos. Do total, a análise de 12 frigoríficos já foi concluída e até agora, segundo Maggi, não foi encontrado nenhum problema que trouxesse risco à saúde humana.

— Tudo que encontrarmos será comunicado ao consumidor.