A Associação Nacional dos Exportadores de Cereais (Anec) projetou nesta segunda-feira que os embarques brasileiros de milho deverão atingir cerca de 30 milhões de toneladas em 2017, acima das 28 milhões de toneladas estimadas em maio

 

A revisão para cima leva em consideração uma safra maior e a melhora na comercialização do produto, disse a Anec à Reuters.

“Os embarques de milho no último mês de junho foram muito acima da média, totalizando 977 mil toneladas exportadas, sendo este o maior volume já registrado para o mês, o que traz grande confiança ao setor exportador de que este ano deverá concretizar a retomada do mercado perdido no ano anterior”, afirmou a Anec em nota.

No acumulado do primeiro semestre, as exportações de milho totalizaram 3 milhões de toneladas, muito próximo ao volume exportado no primeiro semestre de 2015, ano em que foi registrado o maior volume de exportação de milho pelo Brasil, com 30,7 milhões de toneladas, salientou a associação.

Apesar dos baixos preços no mercado, a realização dos leilões de prêmio pelo governo federal para produtores de Mato Grosso contribuiu para alavancar a comercialização do grão, disponibilizando o produto para exportação, disse a associação.

A Anec lembrou ainda que os produtores de Goiás e Mato Grosso do Sul também devem ser contemplados pelos programas de apoio do governo.