A Meta (ex-Facebook Inc.) anunciou que está construindo uma luva háptica para permitir que os usuários “toquem” objetos virtuais no metaverso. O vestível, que ainda é um protótipo grande e aparentemente desconfortável, foi criado para que as pessoas sintam texturas e superfícies diferentes em ambientes de realidade virtual (RV).
Segundo a empresa, uma versão final do produto será mais leve e macia, capturando perfeitamente os movimentos das mãos do utilizador. A ideia é que a luva reproduza sensações complexas como pressão e vibração, criando a ilusão de que a pessoa está segurando um objeto de verdade.
“O valor das mãos para resolver o problema de interação em realidade virtual e aumentada é imenso. As pessoas poderiam tocar, sentir e manipular objetos digitais da mesma forma que fazem com itens reais, sem ter que aprender uma nova maneira de interagir com o mundo”, explica o diretor de pesquisa do Meta Reality Labs Sean Keller.
Luva para sentir o Metaverso – Sensível ao toque
A luva háptica possui centenas de atuadores minúsculos para emular o sentido do tato, “enganando” o cérebro do usuário para que ele pense que está tocando algo no mundo virtual. Dispositivos pneumáticos, hidráulicos e eletroativos de alta densidade calculam milhares de forças tangíveis em locais e distâncias diferentes para dar consistência ao toque digital.
O protótipo usa almofadas de borracha infláveis e um sistema de controle sofisticado para simular uma sensação de pressão ou resistência, permitindo que o usuário tenha a mesma habilidade tátil no metaverso ou em qualquer outro universo criado por sistemas computacionais de última geração.
“Para ter sucesso, essas luvas precisam ser elegantes, confortáveis, acessíveis, duráveis e totalmente personalizáveis. Você seria capaz de emparelhá-las com seus fones de ouvido de RV para ter uma experiência imersiva, como dançar em um show ou jogar uma partida de pôquer no metaverso”, acrescenta Keller.



