O deputado Luizinho Goebel (PV) é autor do projeto de lei que denomina o nome Centro Tecnológico do Agronegócio Vandeci Rack, área de propriedade do governo de Rondônia, localizada na Rodovia BR 364, Km 333, zona Rural, Ji-Paraná.

Segundo o parlamentar, a propositura tem por finalidade, propiciar infraestrutura física e logística aos projetos e entidades ligadas ao agronegócio no Estado, contribuindo para o desenvolvimento de pesquisa agropecuária, através do fortalecimento das cadeias produtivas que compõe o agronegócio rondoniense.

O projeto contempla, inicialmente, ações nas áreas de fruticultura, caprinovinocultura, apicultura, bovinocultura, piscicultura, cafeicultura, cacau, hortifrutigranjeiros, pecuária de corte e leite, sistema agro florestal, agroindústria, agricultura e pecuária de modo geral.

Luizinho ressaltou que o projeto também tem o objetivo de homenagear o empresário Vandeci Rack. Natural de Nova Cantu (PR), no ano de 1977 se mudou para Rondônia em busca de melhorias de vida. Em 1994, Rack deu início à Máquina Londrina, em Ji-Paraná.

“Um projeto empreendedor no ramo da indústria de arroz, gerando empregos e tendo início a participação da economia do Estado”, frisou Luizinho.

Ao passar dos anos, informou o deputado, os irmãos Walter Rack e Pedro Rack Filho se tornaram sócios e assim nasceu a Rical, uma pequena indústria de arroz que ao longo do tempo, com trabalho e dedicação, se fortificou, inovando e aderindo as tecnologias disponíveis em armazenamento de grãos e industrialização, com o objetivo de aumentar a produção e melhorar a qualidade de seus produtos

Segundo o deputado, o fator determinante para o crescimento da empresa foi o pioneirismo em incentivo ao plantio da cultura de arroz na agricultura familiar do Estado, favorecendo a produção e consequentemente o fornecimento de matéria prima às indústrias, com produtos cultivados em Rondônia.