Nos últimos dias de junho e no início de julho de 2019 estamos colhendo informações de vários produtores relatando queda de preços do leite pago aos produtores, relatos vão de queda de 0,05 a 0,25 centavos dependendo a região do país. As maiores quedas estão sendo relatadas na região centro oeste.
As quedas ao produtor justificada pela indústria e baseada em uma queda do mercado consumidor.
Porém não vimos a princípio (queda de valores dos produtos nas gôndolas) o que indica uma possível estratégia de capitalização da indústria.
As especulações são várias partindo dia produtores, dentre elas destacamos uma possível necessidade de investimentos para adequação as INs 76 e 77 por parte da indústria que mais uma vez está sendo bancada pelos produtores.
Produtores relatam um desabastecimento do mercado (falta de produtos nas gôndolas).
Data de fabricação de leite UHT compradas hoje dia 08/07/2019 está indicando a fabricação do produto no dia 20/06/2019 o que indica estoque pequeno no varejo e indústria, claramente um indicativo de consumo por parte do mercado.
Em uma economia retraída como a que enfrentamos, uma queda média de 0,10 centavos por litro ao produtor, retira do mercado nacional o valor de R$ 2.300.000,00 ao dia, comprometendo ainda mais a situação.
Sendo assim ficamos com uma grande pergunta, mais uma vez quem está pagando a conta?



