Carências do setor motivaram a Exacta Balanças a desenvolver soluções eficientes e rentáveis para Agropecuária Vista Alegre
Conciliar eficiência nos processos e rentabilidade é o sonho de qualquer pecuarista. Para conseguir tal objetivo é necessário buscar soluções tecnológicas que vão garantir que a fazenda opere com o máximo desempenho. Mas, o que parece sonho para uns já é realidade para outras propriedades que adotaram o modelo de pecuária de precisão e hoje colhem os frutos do sucesso. Como é o caso da Agropecuária Vista Alegre, localizada em Presidente Bernardes, no interior paulista que se destacada em sua região como referência em gestão.
A fazenda de produção intensiva de bovinos que investe de forma contínua em automação de processos, informatização e boas práticas de manejo, mantém mais de quinze mil animais alojados, produzindo mais de 230 mil quilos de ração diariamente para serem fornecidos para cerca de 120 lotes de animais. O que chama a atenção é que embora a operação seja de grande custo e complexidade, pois exige alto nível de precisão para garantir a formulação correta de diferentes receitas de ração, ela é realizada com sucesso por apenas três funcionários.
Segundo o zootecnista da propriedade, Paulo Sergio Fragnito, nem sempre a realidade da Agropecuária Vista Alegre foi assim. O novo modelo eficiente de gestão foi implantado há quatro anos, após a parceria com a Exacta Balanças, empresa com sede em Rancharia/SP e com polo desenvolvedor de produtos em Ribeirão Preto/SP, que embora há pouco tempo no mercado, já desenvolvia projetos modernos que iam de encontro as necessidades da propriedade.
“Na época, o que havia disponível para o controle de processos de uma produção intensiva de bovinos era muito limitado, as balanças para controle de pesagens em caminhões e controle de produção e distribuição de ração eram todas importadas, com pouco suporte técnico no País. Isto nos motivou a acreditar nas ideias inovadoras da Exacta Balanças, como criar em um único “hardware” um equipamento inteligente que recebesse e enviasse dados a um sistema de gerenciamento via comunicação sem fio; utilizasse de tecnologias para que a máquina e o operador conseguissem uma relação amigável; permitisse monitorar em tempo real o processo de produção e levasse precisão às tarefas de dosagens dos alimentos nas dietas do rebanho”, destaca Fragnito.
Um dos modelos desenvolvidos por meio da parceria é a balança para trato bovino EX3001L, que auxilia no gerenciamento ou controle dos processos de produção e distribuição de ração ao rebanho em confinamento. Embora seja novidade, o equipamento que será lançado oficialmente para o mercado durante a Agrishow, de 1º a 5 de maio, em Ribeirão Preto (SP), desde 2013 é testado exaustivamente na Vista Alegre, sendo submetido a diferentes condições de tempo, temperatura e outros fatores.
De acordo com o Gerente de Desenvolvimento da Exacta Balanças, Rodrigo Aznar, a balança facilita a programação de diferentes receitas de ração aos grupos de gado, em fases distintas de alimentação na propriedade. Isto é possível porque o equipamento armazena e permite a escolha de várias ordens de produção, que podem ser facilmente escolhidas na tela touch screen e executadas de maneira intercalada, otimizando a quantidade de “batidas” e tratos que o mesmo veículo consegue executar no mesmo dia.



