“A fome e a miséria não podem ser aceitas em nossa sociedade, o que significa que as urgências sociais nos impulsionam a trabalhar de forma conjugada a prioridade ambiental com a responsabilidade social e econômica”, declarou Ingo Ploger, vice-presidente da Associação Brasileira do Agronegócio (ABAG), durante a abertura do 3º Workshop Diálogo UE-Brasil, promovido pela Associação Brasileira de Recuperação Energética de Resíduos (ABREN), em Brasília, no dia 26 de junho.

Ploger enfatizou que, devido à disparidade entre as realidades dos hemisférios Norte e Sul, o G20 precisa avançar em uma agenda ambiental diferenciada que leve em conta a responsabilidade social. “O Brasil é protagonista na exportação de alimentos para o mundo e não é possível ter fome por aqui”, afirmou ele.

Iniciativas para neutralidade de carbono precisam estar aliadas à responsabilidade social - Agronews

Redução de Metano e Produção Sustentável de Biogás

O workshop focou na redução do metano na agricultura e nos setores de resíduos urbanos por meio da produção sustentável de biogás e biometano. Ploger destacou a importância desse tema, uma vez que o metano é um gás de efeito estufa (GEE) que contribui para o aquecimento global. No entanto, ele ressaltou que é necessário diferenciar entre o metano de origem fóssil e não fóssil (biometano).

Ploger citou o etanol como um exemplo positivo, destacando que ele é produzido a partir de matéria-prima fotossintética, que gera oxigênio, captura carbono e, por ser endotérmico, reduz o calor. “Ao olhar o ciclo do etanol, percebemos os benefícios na redução do impacto ambiental”, disse.

Ele também destacou a importância de melhor posicionar os ativos ambientais existentes no país e a necessidade de tratar o biometano de maneira adequada, utilizando tecnologias europeias para ajudar na transição energética. O Brasil, conforme divulgado pelo IPCC (Painel Intergovernamental sobre Mudanças Climáticas), apresenta um passivo de mais de 1 bilhão de toneladas de carbono oriundo da agricultura, sendo a maior parte atribuída ao metano proveniente de ruminantes.