Ibovespa chega a superar 120 mil pontos e caminha para fechar ano no azul

O tom positivo prevalecia na bolsa paulista nesta quarta-feira, beneficiada pelo noticiário benigno sobre vacinas contra Covid-19, com o Ibovespa superando os 120 mil pontos pela primeira vez e caminhando para fechar o ano no azul.

Siga-nos: Facebook | Instagram | Youtube

Às 11h13, o Ibovespa subia 0,2%, a 119.651,91 pontos. Na máxima, chegou a 120.149,85 pontos, novo recorde intradia. O volume financeiro no último pregão do ano era de 3,3 bilhões de reais.

No ano, o Ibovespa contabiliza uma alta de 3,46%, mas o ganho supera 90% desde as mínimas do ano em março, quando se aproximou de 60 mil pontos, após um forte tombo na esteira da pandemia de coronavírus e seus desdobramentos econômicos.

Na visão do superintendente da mesa de operações da Necton, Marco Tulli, tal performance, em particular nesses últimos meses, tem como principal suporte o fluxo de estrangeiros para as ações brasileiras.

“Isso explica essa estrondosa alta em um curto espaço de tempo”, afirmou, não descartando realização de lucros nos primeiros meses de 2021, principalmente dado o cenário fiscal ainda complicado no Brasil, entre outras variáveis.

Dezembro registra um saldo positivo de capital externo na bolsa paulista de 17,7 bilhões de reais até o dia 28, considerando o mercado secundário, no terceiro mês seguido com as compras superando as vendas de ações por esses investidores.