A Federação da Agricultura e Pecuária de Goiás (Faeg), o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural em Goiás (Senar Goiás) e o Instituto para o Fortalecimento da Agropecuária de Goiás (Ifaeg), em parceria com a Prefeitura Municipal de Goiânia, inauguraram nesta segunda-feira (17), a horta urbana comunitária modelo, localizada na área externa do Paço Municipal da Capital. A horta plantada faz parte da junção dos programas ‘Agricultura Urbana’ do Senar Goiás e o ‘Horta para Todos’ da Prefeitura Municipal, que juntos trazem alternativas para a ocupação de terrenos baldios ociosos em áreas urbanas e para produção de alimentos, assim como instrumentos de ação social para enfrentar as situações de risco alimentar, melhoria de saúde pública e sustentabilidade.
A cerimônia de inauguração contou com a presença de representantes da Faeg e do Senar Goiás, entre eles, o superintendente adjunto da instituição, Dirceu Borges, que na ocasião representou o presidente da Faeg e do Conselho Administrativo do Senar Goiás, José Mário Schreiner. O evento contou também com a presença do diretor de Abastecimento e Agricultura Familiar, Rodrigo Miranda Ribeiro e da primeira-dama, Dona Iris de Araújo, idealizadora do programa da Prefeitura.
O local escolhido para o lançamento dos programas não foi aleatório, já que o Senar Goiás realizou dois treinamentos para 30 alunos, no Paço Municipal. O trabalho foi realizado com funcionários da Prefeitura, pessoas da comunidade e integrantes de entidades sociais. Como garantia de todo aprendizado, os participantes receberam durante o lançamento dos programas seus certificados de conclusão de curso e tiveram a oportunidade de colher os primeiros produtos deste trabalho.
Proposta
Segundo o superintendente adjunto do Senar Goiás, Dirceu Borges, este é o primeiro de muitos trabalhos para concretização de um projeto inovador de hortas urbanas para todos, com o incentivo educacional do Senar Goiás. “Queremos transformar este trabalho em algo contínuo e inovador. Nossa ideia é de multiplicarmos ações como estas em mais cidades dentro de nosso Estado, ensinando nossos alunos sobre a produção de alimentos, visando sempre a economia e a qualidade do produto”, destacou.



