As oportunidades de verticalização da produção primária na cadeia dos segmentos de base florestal, têxtil, mineral, de energia e do turismo foram apresentadas pelo Governo do Estado na terça-feira (10), no segundo dia do HSM ExpoManagement 2015, que segue até esta quarta-feira (11) em São Paulo. O secretário de Desenvolvimento Econômico Seneri Paludo se reuniu com 50 empresários no evento para divulgar dados socioeconômicos, diretrizes da atual gestão e programas fiscais e financeiros para atrair novos investimentos.

https://www.youtube.com/watch?time_continue=263&v=VTOYSf24sq4

Mato Grosso é destaque quando se fala em agronegócio, setor que o colocou em evidência no cenário nacional e internacional. O Estado é hoje o maior produtor de soja do país e responde por 30% da produção nacional, é o maior de algodão (56%), possui o maior rebanho bovino do país (28,5 mi/cabeças) e segundo maior em pescado de água doce (12,8%).

Com toda essa gama de produção e liderança, o Governo vem trabalhando para atrair investimentos que possam agregar valor às matérias-primas com inovação e tecnologia para o Estado continuar crescendo economicamente, de maneira sustentável e gerando oportunidade de emprego e renda.

“Mato Grosso é um Estado agro, mas precisamos fazer um segundo passo que é a agregação de valor dos nossos produtos. Estamos com uma nova estratégia que é o Investe MT, que irá fazer a captação e atração de novos investidores, de indústrias e também de processos de comercialização para, cada vez mais, verticalizar a produção”, disse Paludo.

O secretário destacou ainda a contribuição e participação do setor produtivo no novo ambiente de negócio que está sendo construído no Estado. “Todas as ações estão sendo feitas pelo poder público em conjunto com as entidades representativas empresariais. Além disso, estamos buscando trazer tecnologia para cada vez mais sistematizar os serviços online para garantir agilidade nos processos”.

Expoente econômico

O Governo de Mato Grosso está inovando e em 15 anos de realização do HSM ExpoManagement, considerado o maior de gestão da América Latina, esta é a primeira vez que um Executivo Estadual participa do evento. Tal iniciativa tem atraído a atenção do público que visita o estande mato-grossense.