Ao selecionar o serviço desejado, o usuário encontra todas as informações que precisa saber para ser atendido
O Governo do Estado desenvolveu uma plataforma digital de relacionamento com o cidadão que reúne, em um só local, as informações sobre todos os serviços ofertados pelos órgãos públicos, tornando o acesso mais simples, ágil e fácil. O novo portal está em fase de transição e nele o cidadão encontra uma Carta de Serviços Públicos ao Usuário com orientações sobre mais de 570 serviços ofertados.
A Carta de Serviços ao Usuário é uma espécie de cardápio onde os órgãos públicos adicionam suas informações e listam os serviços por eles prestados. Além do novo Portal do Governo, ela também estará disponível no aplicativo MT Cidadão. Para facilitar a busca, os serviços foram categorizados por público-alvo, órgão prestador e por área.
Ao selecionar o serviço desejado, o usuário encontra todas as informações que precisa saber para ser atendido: o que é, quem pode utilizar, pré-requisitos de solicitação, etapas de realização, documentos necessários, formas de acesso alternativas, valor, prazos estimados e formulários. No rodapé de cada serviço, é possível ainda avaliar se as orientações foram úteis, contribuindo para o aperfeiçoamento do canal.
Na carta de serviços ao usuário, o cidadão encontrará mais informações sobre todos os serviços ofertados pelo Estado, bem como a forma de acessá-los e os padrões de qualidade e de atendimento que deve esperar.
Criado nos mesmos moldes do projeto executado pelo governo federal (gov.br), inspirado por iniciativas semelhantes no Reino Unido, México e Uruguai, o usuário precisará de uma só conta de cadastro, que é o seu MT Login, já utilizado pelos aplicativos MT Cidadão e Nota MT para ter acesso personalizado à plataforma, podendo inclusive também utilizar o mesmo acesso criado para o portal federal (Gov.br).
Por meio do portal, o cidadão poderá ainda avaliar os serviços públicos, fazer denúncias, sugestões e elogios, e terá acesso a uma galeria de aplicativos móveis do governo, disponíveis nos sistemas iOS e Android, podendo baixá-los nas lojas virtuais a fim de economizar tempo e evitar deslocamentos desnecessários para receber atendimento público.



