Governo de MT realiza cerimônia de posse do Governador, vice e novo secretariado. Para o fortalecimento do setor agro, eficiência e infraestrutura serão prioridades da nova gestão, afirma o governador reeleito.

Por Vicente Delgado – AGRONEWS®

Neste domingo, 1º de janeiro, o governador de Mato Grosso, Mauro Mendes, acompanhado da primeira-dama Virginia Mendes, deram posse aos secretários para o segundo mandato de seu governo. A cerimônia, realizada no Palácio Paiaguás, contou com a presença de diversas autoridades, incluindo o vice-governador Otaviano Pivetta, chefes de Poderes, senadores, deputados federais e estaduais.

Durante a coletiva de imprensa, o governador salientou que, para o setor agro, eficiência e infraestrutura serão prioridades nos próximos 4 anos.

Governo de MT: Eficiência e infraestrutura serão prioridades da nova gestão
Governador de MT Mauro Mendes – Foto: AGRONEWS®

Eficiência e infraestrutura

Quanto a infraestrutura para escoamento da safra, Mendes aproveitou para fazer uma retrospectiva do que já foi feito em seu mandato anterior e que terá continuidade no atual. “Fechamos esses quatro anos com 2.500 km de rodovias asfaltadas, estamos trabalhando fortemente em todo Mato Grosso melhorando essa infraestrutura, pontes sendo construídas, asfaltamento, manutenção das rodovias, a Ferrovia que saindo de Rondonópolis já está em obra para chegar a Cuiabá, a Lucas e Mutum. Então todos esses modais, com essas alternativas, ele vai trazer uma melhor competitividade na logística e esta logística melhor atende a custar menos isso vai trazer um resultado melhor para o produtor mato-grossense, deixando mais dinheiro com aqueles que trabalham e produzem nas diversas áreas do nosso estado.“, responde o governador ao Agronews®.

Sobre eficiência, que é a marca de sua gestão, Mauro Mendes diz que pretende dar celeridade aos processos burocráticos para garantir novos investimentos no setor. “O governo tem feito isso no campo da logística, no campo da desburocratização, melhorando os serviços, como estes que nós estamos melhorando no INDEA com a digitalização, com todo o procedimento que nós adotamos há algum tempo para que o governo possa licenciar mais rápido, de fazer com que o papel de regulamentador que ele tem perante as atividades econômicas elas aconteçam de maneira mais rápida, mais célere, criando um ambiente que estimule e amplie a atração de investimentos no Estado de Mato Grosso.“, completa o governador.

Os secretários que foram empossados pelo governador na nova gestão, dos 17 cargos, 13 titulares permaneceram desde o primeiro mandato de Mauro Mendes. O governador afirmou que todos os gestores têm como missão dar continuidade às entregas já iniciadas, visando tornar Mato Grosso um lugar ainda melhor para todos os cidadãos nos próximos anos.

Governo de MT: Eficiência e infraestrutura serão prioridades da nova gestão
Secretário Allan Kardec – Seciteci – Foto: AGRONEWS®

Agroindustrialização e qualificação da mão-de-obra

Uma das novidades no staff é o professor doutor Allan Kardec, ex-deputado estadual e que passa a comandar a pasta de Ciência, Tecnologia e Inovação – Seciteci. Para ele o governador tem feito um bom trabalho e os resultados na geração de emprego e renda são pontos fortes da gestão. O novo secretário assume com a missão de tornar esta mão-de-obra mais qualificada e atuar na industrialização da produção.

Nós temos um desafio colocado pelo governador Mauro Mendes que é a agroindustrialização e a tecnologia no campo, seja para o pequeno produtor ou grande produtor – é a geração de emprego e renda. Nós sabemos que a mecanização do campo já acontece, só que hoje a gente tem há a necessidade de uma mão de obra muito qualificada para o campo e a gente precisa qualificá-la também nas pequenas e médias propriedades. Essa vai ser uma das pautas da busca de profissionalização dos nossos jovens. Não dá para a gente ter mão-de-obra importada de outros estados, com bons salários, enquanto nós temos jovens aqui fora do mercado de trabalho.“, comenta o secretário. Ele afirma que a agricultura será um dos pontos focais da secretaria.

Allan Kardec também defende a manutenção da Amazônia Legal no estado, mas com a remuneração ao produtor que conserva a floresta em pé. “Um ponto importante será a tecnologia de pesquisa sobre a manutenção da nossa Floresta em pé e o aproveitamento dos nossos biomas para gerar riqueza. Não adianta a gente ter os biomas e não colocar dinheiro no bolso do nosso povo. Eu acredito que através da Ciência, Tecnologia e da Inovação, aliada a produção do campo com novas tecnologias que agridam menos o meio ambiente, Mato Grosso conseguirá fazer a grande transformação de um estado que produz mais e de verdade faz a manutenção da Floresta em pé.“, completa o secretario.