A Associação dos Criadores Nelore de Mato Grosso – ACNMT recebeu na noite desta segunda-feira(25), a visita do diretor técnico da Associação Brasileira dos Criadores de Zebu – ABCZ, Gabriel Garcia Cid. O objetivo foi de conhecer o potencial produtivo e os principais gargalos da pecuária em Mato Grosso.
Na oportunidade, o presidente da ACNMT, Aldo Rezende Telles, considerou que o estado de Mato Grosso estará muito bem representado com a participação efetiva dos criadores da região escolhidos para participar nas eleições que acontecem em novembro deste ano.
Assista abaixo a entrevista com o diretor da ABCZ, Gabriel Cid.
Gabriel Cid é pré-candidato à Presidência da entidade pela chapa ABCZ Mais Forte e segundo o diretor, Mato Grosso, que possui o maior rebanho bovino do Brasil, terá maior representatividade junto a entidade com a participação dos produtores Jorge Pires de Miranda, Mario Roberto Candia de Figueiredo, Olímpio Risso de Brito e Luiz Antônio Felipe, que farão parte da diretoria.
“Viemos conhecer de perto os casos de sucesso, o potencial da região – que é fantástico e caso a gente seja eleito, a frente da Associação, a nossa missão é mostrar isso para o Brasil todo e também para o mundo. E foi muito importante esta vinda aqui em uma região abençoada com clima, com gado bom e principalmente gente boa.“, avalia Gabriel Cid.
Na avaliação do empresário, Mario Candia, uma das lideranças do setor, a pecuária de MT possui um tripé fundamental para a manutenção deste potencial produtivo. O tripé formado pela Acrimat, ACNMT e Sindicato Rural de Cuiabá é responsável pelo alinhamento das ações necessárias para o avanço do estado. “Estas três entidades são praticamente o mesmo grupo, que sempre tem feito esse trabalho de associativismo. E nós como conselheiros, iremos cobrar diuturnamente da ABCZ – que é a maior Associação de pecuária do mundo, nós vamos através deste link, principalmente com a Acrimat, trazer vários trabalhos em conjunto para Mato Grosso.“, explica Mario Candia.
A pecuária de leite terá maior destaque na ABCZ
Durante a explanação aos produtores de MT, o diretor Gabriel Cid destacou a importância de se criar a estrutura interna na ABCZ para atender adequadamente o segmento da pecuária leiteira, que não pode ficar desassociado das estratégias da entidade. “No caso do leite, com o potencial que ele tem de gerar fonte renda, não só para os grandes, mas principalmente para os pequenos produtores, é importante analisarmos a vocação de cada região, seja pra corte ou seja pra leite. E é esse o papel da Associação, de levar informação, levar boa genética, ser o facilitador nesta troca de melhoramento genético e levar para esse pequeno produtor de leite, melhores condições de crescimento“. comenta Gabriel.




