Representatividade foi a palavra que marcou o ano de 2019 na Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de Mato Grosso (Fecomércio-MT), sob a liderança do presidente José Wenceslau de Souza Júnior, que também responde pela gestão do Serviço Social do Comércio (Sesc) e do Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac) em Mato Grosso.

O significado que está palavra impõe e impôs à entidade a fez ser o local de debates e discussões mais calorosos sobre assuntos ligados ao comércio de bens, serviços e turismo, colocando-a em destaque por tomar à frente de ações referentes à logística, questões tributárias e qualificação profissional, sempre em prol do desenvolvimento econômico e social para o setor em Mato Grosso.

Sempre de portas abertas, a atual gestão da Fecomércio-MT fez da sua sede o local onde possibilitou a integração e o diálogo com autoridades públicas e com entidades de classe de diversos segmentos de Mato Grosso. O que ajudou, inclusive, a obter uma enorme repercussão da mídia local neste ano, e que contribuiu para deixar mais em evidência a atuação dos diretores que compõem o Sistema S do comércio no estado.

Para o presidente José Wenceslau de Souza Júnior, foi um ano de lutas para o setor comercial e que a Fecomércio de Mato Grosso buscou trabalhar em conjunto com as demais entidades de classe, sempre pensando no verdadeiro significado da palavra representatividade. “Acredito que a Federação e outras entidades parceiras cumpriram seus objetivos neste ano. Muita coisa ainda precisa ser feita em prol dos setores produtivos e, com certeza, o Sistema S do comércio tem atuado e continuará atuando para cumprir seus objetivos no setor que mais contribui para a economia de Mato Grosso”.

Veja, em ordem cronológica, como foi a atuação da Fecomércio-MT e de seus representantes nos principais assuntos que ocorreram no ano de 2019 e que foram de grande interesse para o comércio e sociedade mato-grossense.

Janeiro

Completando seis meses da nova gestão, a presidência e a superintendência iniciaram o ano abrindo as portas da Fecomércio-MT para reaproximar a classe empresarial e contábil da entidade que representa o setor comercial de Mato Grosso. Empresários, contadores e representantes de associações comerciais tiveram a oportunidade de conhecer os serviços oferecidos e as ações desenvolvidas pelo Sistema Fecomércio, Sesc e Senac em Mato Grosso.

Fevereiro

Além de palestras direcionadas ao setor comercial, reforçando ainda mais a nova fase da entidade, o mês de fevereiro se caracterizou pela união das federações do comércio, da indústria (Fiemt) e da agricultura (Famato) na discussão do projeto de lei complementar nº 53/2019, enviado pelo Poder Executivo estadual à Assembleia Legislativa de Mato Grosso (ALMT), que trata da atualização das normas sobre o Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS). Na época, José Wenceslau de Souza Júnior já dizia que o “governo tem que cortar na carne e não jogar a falta de dinheiro de Mato Grosso para o consumidor pagar”.

Março

Ampliando a atuação da entidade que representa o comércio de bens, serviços e turismo no estado, foi implantado em Mato Grosso o Conselho Empresarial de Turismo e Hospitalidade (Cetur MT), que visa contribuir, sugerir e propor ações de desenvolvimento do turismo nos estados. “O trade turístico irá encontrar na Fecomércio-MT todo o suporte para o desenvolvimento do setor no estado”, disse o vice-presidente da entidade, Manoel Procópio, durante a implantação do Conselho.

Abril

O mês de abril foi um marco para a Fecomércio-MT, tornando-se ponto de referência com a inauguração do “Impostômetro”, um telão com 18 metros quadrados e que informa, em tempo real, quanto os contribuintes do estado já pagaram de impostos. O evento solene contou com a participação do presidente do Sistema CNC/Sesc/Senac, José Roberto Tadros e autoridades do governo estadual e municipal de Cuiabá.

Maio

Além das ações realizadas na capital, a entidade ampliou seu campo de atuação e, então, promoveu a Caravana Fecomércio-MT, que percorreu diversos municípios do interior levando mais representatividade à classe empresarial de Mato Grosso. Representantes sindicais do comércio se dizem satisfeitos e realizados em ver a atuação da Fecomércio, Sesc e Senac em Mato Grosso nas cidades onde possui base sindical. A entidade também lutou pela melhoria da eficiência logística no estado e, por isso, sediou um encontro com autoridades públicas – municipal, estadual e federal – para tratar da expansão ferroviária ligando Rondonópolis a Cuiabá até a região norte do estado.