Mais Milho é organizado pela Abramilho, Aprosoja e Canal Rural e visa debater produção, comercialização e tecnologia do grão.
O milho e suas possibilidades no Brasil serão os protagonistas do evento “Mais Milho”, que será realizado de forma inédita em Cuiabá, no dia 9 de dezembro. Organizado em uma parceria da Associação Brasileira de Produtores de Milho (Abramilho), Associação dos Produtores de Soja e Milho de Mato Grosso (Aprosoja) e Canal Rural, a entrada será gratuita e as inscrições já estão abertas.
Na programação, quatro painéis debaterão de variadas perspectivas como o milho pode avançar em produtividade, tecnologia, mercado e valorização do produto. “O mundo vai precisar cada vez mais de milho. Em Mato Grosso, por exemplo, temos superávit. Mas o objetivo é exatamente discutir como podemos fazer para termos mais produção, mais mercado e mais valor”, afirma o vice-presidente da Abramilho, Glauber Silveira.
Também haverá no evento a perspectiva política, com o painel “As políticas do Mapa para a cultura do milho”, com a presença do ministro de Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Blairo Maggi, do líder da América do Sul pela Cargill, Paulo Sousa, e de representantes das BR Foods, JBS e Sindirações.
“Neste painel teremos o ponto de vista de quem está na iniciativa pública, como o ministro, mas também de quem comercializa, caso da Cargill, que poderá falar das políticas públicas aplicadas. Além disso, o painel pode auxiliar a entender como poderíamos estreitar as relações entre quem compra e quem comercializa o milho. Por que não, muito mais que exportar, uma empresa como a Cargill não pode pegar o produto aqui em Mato Grosso e levar até Santa Catarina ou Rio Grande do Sul? A Cargill pode ser a intermediária e garantir a segurança do preço do milho para o produtor”, explica Silveira.
Produção, mercado e valor – Atualmente terceiro maior produtor de milho do mundo, segundo o Mapa, o Brasil pode superar este pódio. Para tanto, o Mais Milho será um divisor de águas dentro desta meta.
“Um dos painéis, o ‘Mais Produção – As tecnologias e manejo para a produção de milho’ tem o objetivo de discutir a tecnologia para aumentar nossa produtividade. Precisamos ter médias mais altas e temos potencial para chegarmos lá”, aponta Glauber Silveira.
Ainda neste painel, o evento contará com a presença do presidente da Monsanto, Rodrigo Santos, que irá falar sobre o que será lançado mais adiante no mercado. “A empresa hoje detém 50% do mercado de sementes de milho do Brasil”, explica Silveira.



