A Associação Brasileira Técnica de Celulose e Papel (ABTCP) convidou especialistas da Embrapa para fazer uma apresentação e discutir a respeito de nanotecnologia e toxicologia durante reunião em 23 de maio, via plataforma on-line
Foram convidados os pesquisadores Vera Castro da Embrapa Meio Ambiente (Jaguariúna, SP) e Humberto Brandão da Embrapa Gado de Leite (Juiz de Fora, MG).
A pesquisadora Vera Castro trabalha com avaliações ecotoxicológicas e nanotecnologia e explicou que o risco toxicológico de qualquer material está relacionado à toxicidade inerente ao material avaliado e a fatores ambientais que influenciam esta ação tóxica, como o tempo de exposição. Conforme a pesquisadora, os riscos associados aos nanomateriais não são ainda bem conhecidos apesar do aumento do uso. “Para estudar o risco ambiental destes materiais, é necessário avaliar suas características e seu comportamento no ambiente, como dissolução, aglomeração e sedimentação e a possibilidade de adsorção de ions e macromoléculas para verificar a disponibilidade nos organismos”, disse.
Também é necessário analisar os efeitos tóxicos em diferentes condições ambientais como a influência da radiação UV, a presença de matéria orgânica. Ela ressalta que o estudo destas condições é importante pois qualquer variação nas condições de exposição irá influenciar os efeitos nos organismos e em consequência a interpretação dos experimentos.
A pesquisadora mostrou exemplos de monitoramento biológico (que envolve organismos) da exposição a estes materiais e os possíveis efeitos tóxicos por meio de ensaios com peixes e nematoides. Ela também esclareceu que um dos principais objetivos destes estudos é compreender os mecanismos pelos quais os contaminantes perturbam o desempenho biológico normal e assim poder desenvolver medidas apropriadas à prevenção de possíveis efeitos adversos resultantes destes materiais. Ela ainda explicou que a avaliação ecotoxicológica envolve vários testes com o uso de animais que estão sujeitos às práticas de ética previstas na legislação.
