Em 2016, Mato Grosso detinha o maior rebanho de bovinos do país com 30,30 milhões de cabeças

O número representa 13,9% do rebanho brasileiro, que chegou a 218,23 milhões. No Estado, o crescimento em 1 ano chegou a 3,2%. Os dados são da pesquisa Produção da Pecuária Municipal (PPM), divulgada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) nesta quinta-feira (28).

Segundo o IBGE, o rebanho bovino do país aumentou cerca de 1,4% sobre 2015. Em 2016, o Centro-Oeste liderava a produção, com 34,4% do total nacional e crescimento de 3,3% em relação ao ano anterior. Entre os municípios, os líderes em bovinos foram São Félix do Xingu (PA), Corumbá (MS) e Ribas do Rio Pardo (MS).

O rebanho de Mato Grosso reduz desde o ano passado. O dado mais atualizado, do Instituto de Defesa Agropecuária (Indea), indica que o Estado possui rebanho atual de 29,651 milhões de cabeças, queda de 2% em relação aos dados do IBGE.

José Bernardes, pecuarista e ex-presidente da Acrimat, pontua que as perspectivas para o setor no momento são positivas. “Expectativa é boa, especialmente pela recuperação do setor após as crises, com a retomada dos preços, recuperação e controle dos efeitos da Operação Carne Fraca. Acreditamos que o pior já passou e a tendência é de recuperação ainda maior nos preços, com o final da seca”.

Suinocultura