Mato Grosso, é um estado chave no agronegócio brasileiro e tem um papel crucial no cenário agrícola mundial. O Encontro Mato-grossense de Municípios, organizado pelo Tribunal de Contas de Mato Grosso (TCE-MT) em parceria com a Associação Mato-grossense dos Municípios (AMM), reuniu mais de 1.500 pessoas na manhã desta terça-feira (18), incluindo prefeitos, vereadores e gestores, que vieram à Cuiabá, para discutir o futuro das cidades mato-grossenses. Este evento destacou a importância da capacitação dos gestores, do fortalecimento dos municípios e do desenvolvimento sustentável para garantir o progresso do estado.

A união dos Poderes em prol de Mato Grosso
O Conselheiro Sérgio Ricardo, presidente do TCE-MT, enfatizou que o Tribunal está determinado a orientar e contribuir efetivamente com a gestão dos municípios, indo além da fiscalização e análise das contas. Ele ressaltou a importância de informar e qualificar os gestores para uma boa gestão. “O Tribunal está determinado em orientar e contribuir efetivamente com a gestão dos municípios. Não tem nenhuma porta do Tribunal de Contas fechado. Vocês entram a hora que quiserem, conversam cada dia mais e o acesso é mais fácil para todos aqui. Nós queremos é orientar, a gente quer ajudar.“, disse o presidente.

Com uma programação extensa e oferecendo mais de 30 palestras durante o evento, o presidente do TCE enfatiza a união dos poderes para o fortalecimento do municipalismo mato-grossense. “Todos os poderes e instituições estão sentados aqui hoje, estão presentes aqui. Então, contem quais são as suas dificuldades. Aqui é a hora de falar. Aqui é hora de olho em olho, não é? Aqui é hora de você dizer como é que tá a sistuação na sua região. O foco é a ação de soluções coletivas para a gestão pública inovadora, eficiente e sustentável.“, afirma Sérgio Ricardo.
O Governador Mauro Mendes compartilhou a experiência de Mato Grosso, que, apesar de ser um protagonista no agronegócio, enfrentou dificuldades fiscais no passado. Ele destacou a importância da coragem na gestão pública para enfrentar os desafios e promover o desenvolvimento sustentável. “Não se transformam a realidade sem que você faça um diagnóstico claro e tenha clareza do que precisa fazer e coragem para fazer“., exclama Mendes.

O estado de Mato Grosso vem num ciclo de 4 anos seguidos investindo quase 20% daquilo que arrecada. “É o maior série de investimento talvez registrado nesse país entre os entes públicos.“, esclarece o governador. Ele também pediu a atenção dos gestores públicos para os desafios enfrentados pelo país e eficiência na administração de seus municípios. “Nós precisamos tornar a administração pública mais eficiente. Não existem soluções fáceis. Não acredite naqueles que dizem com palavras dóceis e muitas vezes bem pronunciadas que tem que e poderão vender solução fácil. Qualquer solução para tirar o Brasil dessa situação, ela será amarga e difícil.”, avalia Mauro Mendes.
Como ponto alto do evento de abertura, a Palestra Magna do ex-presidente Michel Temer, trouxe um olhar reflexivo sobre a importância dos municípios desde o Brasil Colônia, ressaltando que a autonomia municipal antecede a autonomia dos estados e da União. Ele defendeu que a Constituição de 1988 finalmente estabeleceu a autonomia dos municípios, permitindo que legislassem sobre seus interesses locais. Mas atualmente essa liberdade está condicionada a uma visão centralizadora de poder. “Vocês sabem que aqui no Brasil nós temos uma visão centralizadora do poder… Diria até, meus amigos, uma mentalidade autoritária. E se nós pudéssemos dar competências aos municípios, mas dando dando os recursos, nós, na verdade estaríamos reconstruindo o país.“, ponderou o Ex-presidente.

Michel Temer também abordou a importância da harmonia entre os poderes e do cumprimento do texto constitucional para garantir a estabilidade e o desenvolvimento do país. “Vocês todos, prefeitos, vice-prefeitos, vereadores, vereadoras, hão de saber que o município… a autonomia municipal ela antecede a autonomia dos estados e naturalmente a autonomia da União“, completa Temer.





