Além do Dia do Professor, comemoramos hoje(15), o Dia Internacional da Mulher Rural, uma data que celebra a importância e a contribuição das mulheres no fortalecimento da sociedade e do setor agro em todo o mundo. Leia a matéria até o final e confira esta homenagem especial.

Instituído pela ONU em 1995, no dia 15 de outubro se comemora o Dia Internacional da Mulher Rural. A data foi criada para elevar a consciência mundial sobre o papel da mulher do campo. De acordo com a Organização Internacional do Trabalho (OIT), as mulheres constituem 40% da mão de obra agrícola nos países em desenvolvimento. Lembrando que esta data foi retificada através da Resolução 62/136 da Assembleia Geral das Nações Unidas, em dezembro de 2007.

Dia Internacional da Mulher Rural e a luta contra as desigualdades

Existem ainda muitas desigualdades sociais relacionadas ao papel da mulher, seja no agronegócio, indústria, comércio, serviços e outras atividades que fazem com que estas mulheres sofram desigualdades sociais recorrentes.

Mas existem mulheres que quebram este paradigma e conseguem ser destaque em suas profissões, como é o caso da Engenheira Agrônoma Tereza Cristina, que atualmente ocupa o mais alto cargo na cadeia do agronegócio brasileiro, o de ministra da agricultura, pecuária e abastecimento.

Convidada especial de hoje, Tereza Cristina destacou a participação da mulher no campo em entrevista a Rádio Caçula FM de Mato Grosso do Sul e segundo a ministra, cada vez mais as mulheres assumem seu papel no agronegócio e hoje, juntas, administram mais de 30 milhões de hectares no país.

Ela também destacou o atual momento do país, pós pandemia, onde os números mostram que o agro continuou trabalhando abastecendo o país, mandando o excedente para o restante do mundo. Segundo ela, ainda é necessário se preocupar com emprego e com a economia.

O principal desafio para o agronegócio, no momento, tem sido a crise hídrica enfrentada pelo país. “Estamos ensinando o produtor a economizar água na hora do plantio, captar a água da chuva. Felizmente as chuvas chegaram agora, no momento do plantio para safra de verão, o que traz esperança para o produtor”.

Abaixo você pode conferir a entrevista completa.

Abaixo você vai conferir algumas matérias publicadas aqui no AGRONEWS® que mostram um pouco da força feminina frente ao agronegócio.

Mulheres ganham espaço no setor da soja e percebem a sustentabilidade como oportunidade

É evidente que há um predomínio do gênero masculino no setor da soja e no agronegócio. Entretanto, o número de mulheres atuando no sistema agroindustrial da soja tem crescido nas últimas décadas, assim como o seu protagonismo nas decisões.

Esse processo ocorre em meio a um contexto dinâmico, que envolve a sucessão familiar, a profissionalização do setor, as maiores exigências de consumidores, o aumento da competitividade e a necessidade de buscar inovações. Nesse sentido, as mulheres percebem a sustentabilidade como um desafio para a imagem do setor, ao mesmo tempo em que acreditam ser uma oportunidade para o desenvolvimento do agronegócio brasileiro.

Leia a matéria completa em: Mulheres ganham espaço no setor da soja e percebem a sustentabilidade como oportunidade – AGRONEWS®

Mulheres se destacam como investidoras no Brasil

B3 alcança o número de 1 milhão de CPFs do sexo feminino; fundo de investimento imobiliário TG Ativo Real (TGAR11) tem aumento de 267,2% entre suas cotistas.