O Instituto Brasileiro de Estudos Estratégicos-IBEE/MT, através da Faculdade Poliensino, promove em Cuiabá/ MT, o curso de pós-graduação Lato Sensu em Estudos Diplomáticos, coordenado pelas professoras Míriam Martins de Menezes e Milena Giovana Crespilho de Souza, da Universidade Federal de Mato Grosso
A aula inaugural, será no próximo dia 12 de julho, ás 19 horas, ministrada pelo Comandante Guilherme Sandoval, Chefe da Divisão de Relações Internacionais da Escola Superior de Guerra, do Rio de Janeiro.
Apresentar um programa de pós-graduação apontado para as relações internacionais, combinando a formação especializada que capacita o aluno a compreender a dinâmica e a inserção do Brasil no sistema internacional, são os objetivos do curso, que também terá analises sistemáticas de conteúdos exigidos para o ingresso no concurso de admissão para a carreira diplomática do Instituto Rio Branco.
Conforme a coordenadora, Míriam Martins de Menezes, especialista em Direito Internacional e Estudos Diplomáticos, que é mestre em Geopolítica, pelo Instituto Francês de Geopolítica e Université Sorbonne de Paris, o curso será ministrado no período de julho de 2019 a agosto de 2020, com uma carga horária de 400 horas. As aulas presenciais serão realizadas nas sextas a noite e nos dois turnos, aos sábados, sendo alternados. A grade também consta de viagens de estudos. Míriam frisou que o curso oferece uma formação especializada, promovendo uma análise das relações internacionais e de temas sensíveis ao Brasil no plano internacional, que visa desenvolver a compreensão dos modos de formulação de políticas e ações de inserção internacional, além de capacitar especialistas para a diplomacia empresarial inclusa na mesma dinâmica vetorizada para o ingresso no Itamaraty.
O corpo docente de Estudos Diplomáticos é de renomados palestrantes e conferencistas, incluindo os mestres e doutores de Mato Grosso, e também convidados do Instituto Rio Branco, Itamaraty e também da Escola Superior de Guerra. “O curso oferece uma visão da diplomacia de estratégia e defesa nacional para formar especialistas que sejam atores representantes do Brasil dentro de órgãos públicos aptos a representar o Brasil na comunidade internacional e negociações internacionais de modo geral” adiantou a coordenadora.
Durante um ano, serão ministrados cinco módulos. No primeiro, terá a aula inaugural sobre a importância da Diplomacia, além dos temas: História da Diplomacia Brasileira; História Mundial; Geopolítica Internacional; Tópicos das Relações Internacionais e Metodologia. Já no segundo módulo: A História do Brasil; Economia Brasileira e Fundamentos da Economia. No terceiro módulo, os temas: Direito Internacional Público; Economia Internacional; Direito Internacional Privado e Geografia.



