Palestras, mesas redondas, oficinas e um dia de campo fazem parte da programação do Congresso Nacional de Feijão-caupi (IV Conac), que será realizado em Sorriso (MT), entre os dias 7 e 10 de junho. Para a abertura do evento está confirmada a palestra com o ex-ministro da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Roberto Rodrigues, que hoje é coordenador do Centro de Agronegócio da FGV/EESP e embaixador especial da FAO para as Cooperativas.

A palestra de Roberto Rodrigues será às 18h, no Centro de Eventos Ari José Riedi. Além Rodrigues, entre os palestrantes também estão outros mestres, doutores, pesquisadores com atuação dentro e fora do Brasil, especialistas na cultura do feijão-caupi que vão debater juntamente com produtores e gestores de mercado o agronegócio dessa cultura.

A primeira mesa redonda da programação (08/06) terá como tema “Melhoramento genético do feijão-caupi no mundo”, e entre os palestrantes está o pesquisador da Embrapa Amazônia Oriental, Francisco Rodrigues Freire Filho, que vai falar sobre “Melhoramento de Feijão-caupi no Brasil”. Freire é responsável por pesquisas relevantes com o feijão-caupi, com destaque para a melhoria na arquitetura da planta que possibilitou a colheita mecanizada e a consequente expansão da cultura para as mais diversas regiões e países.

Ele é engenheiro agrônomo pela Universidade Federal do Ceará, com mestrado na área de Genética e Melhoramento, pela Universidade Federal de Viçosa, e doutorado na área de Genética e Melhoramento de Plantas, pela Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (ESALQ) da Universidade de São Paulo (USP) e pós-doutorado na área de Genética e Melhoramento de Plantas, pela Auburn University, Alabama, Estados Unidos.

Na mesa redonda que vai debater “Controle alternativo de pragas em feijão-caupi”, dois nomes já foram confirmados: o pesquisador da Embrapa Meio-Norte com doutorado em Entomologia pela ESALQ (USP), Paulo Henrique Soares da Silva, que vai apresentar o tema “Potencial de controle biológico na cultura do feijão-caupi”, e o engenheiro agrônomo e mestre em Tecnologia de Pós-Colheita, pela UNICAMP, Arnaldo Cavalcanti Rezende. Rezende vai apresentar a palestra “Controle integrado de pragas em grãos armazenados”.