Como podemos ver na análise do CLIMATEMPO 20 de janeiro 2023, nesta sexta-feira, a zona de convergência intertropical se desconfigurará, mas ainda assim haverá chuva forte no Maranhão, Piauí, Amazonas, Rondônia e Acre.

A chuva pode acontecer a qualquer momento do dia nestas regiões e há alerta para novos transtornos tanto em Teresina quanto em São Luís devido ao excesso de umidade dos últimos dias. Também haverá chuva persistente no sul de Minas Gerais e no interior de São Paulo, como em Ribeirão Preto, São Carlos e Campinas, começando desde cedo nestas regiões.

As pancadas isoladas, que acontecem mais no final da tarde, intercaladas com momentos de sol durante o dia, se concentrarão no centro-oeste, incluindo o Distrito Federal e na faixa oeste da Bahia, além do sertão nordestino.

O tempo ficará firme na faixa leste da Bahia, Sergipe e Alagoas. No Rio Grande do Sul, boa parte do ar seco tomará conta do estado, incluindo uma umidade do ar abaixo de 30% e temperatura elevada, com máxima prevista de 34 graus em Porto Alegre, máxima de 31 graus no Rio de Janeiro, assim como em Salvador e 32 em Cuiabá.

CLIMATEMPO 20 de janeiro 2023

Semana termina com o aumento dos temporais na Região Sudeste

A atmosfera fica mais instável com a mudança no padrão de ventos nos níveis médios, com isso a chuva se espalha mais no estado de São Paulo. O alerta para temporais com ventania e acumulados que podem causar transtornos, como alagamentos e queda de árvores é válido para boa parte do estado paulista, em áreas como o Vale do Paraíba, Campinas, Ribeirão Preto, Bauru e Presidente Prudente, por exemplo.

Assim como, para o interior fluminense, oeste capixaba e centro-leste e sul de Minas Gerais, inclusive em Belo Horizonte. Chuva forte ainda na Grande São Paulo. Já na região da Baixada Santista, as pancadas previstas devem ser mais isoladas e sem alertas.

Tendência

Nesta sexta-feira, as instabilidades se intensificam mais ainda e as pancadas de chuva já podem começar a ocorrer desde o período da manhã em vários pontos do estado de São Paulo, é o caso de Ribeirão Preto, São Carlos e Campinas, por exemplo, e continuam ao longo do dia, podendo intercalar com algumas aberturas de sol, o mesmo está previsto também em áreas do centro-sul mineiro, onde há risco para temporais, bem como em Belo Horizonte e também na Grande São Paulo, o risco para transtornos aumenta.