Confira o Boletim CLIMATEMPO 1º de setembro 2022 e veja a previsão do tempo em todas as regiões produtoras do país.
O primeiro dia do mês de setembro promete ser marcado por rajadas de vento em grande parte do Brasil.
Aos poucos o frio vai perdendo cada vez mais intensidade no centro-sul do país, mas o dia ainda pode começar com formação de geada na região da Serra da Mantiqueira, no sul de Minas Gerais.
O sol volta a predominar e as temperaturas entram em rápida de elevação, por isso vai ser um dia de grande amplitude térmica no Sul e também no Sudeste do Brasil.
O alerta no decorrer desta quinta-feira ainda é de temporais, mas a maior parte da região Sul continua com o tempo firme. Não deve chover no Centro-Oeste, e nem em áreas do interior do Nordeste e nas capitais Palmas, Porto Velho e também Rio Branco. Mas aumenta a nebulosidade na maior parte da costa leste do Nordeste. Ainda tem previsão de chuva forte no litoral do Sergipe, de Alagoas e no leste e sul da Bahia.
Ainda pode ventar ao longo do dia na maior parte da região, com rajadas que podem chegar até 50 km por hora. Mas entre o interior da Paraíba, Pernambuco e também do Ceará, as rajadas são mais fortes e podem chegar até os 60 km por hora.
Tem previsão também de rajadas de vento na mesma intensidade no litoral norte do Rio de Janeiro e em todo o litoral do Rio Grande do Sul.
Já em Manaus, Porto Velho e também grande parte do norte do Brasil, a chuva se concentra no período da tarde e pode vir acompanhada por trovoadas. Mas o calor continua sendo destaque nesta quinta-feira e a máxima pode chegar aos 34º graus em Manaus, 27º graus na capital Porto Alegre, 38º graus em Cuiabá e 26º graus no Rio de Janeiro.
CLIMATEMPO 1º de setembro 2022
Setembro vai começar com o avanço de uma nova frente fria
As temperaturas entraram em gradativa elevação no centro-sul do Brasil neste final de agosto, mas outra frente fria já é prevista para avançar pelo país nos primeiros dias de setembro. Com isso, a previsão é que volte a chover e esfriar no Sul, em parte do Centro-Oeste e parte do Sudeste. Os ventos também tendem a se intensificar neste período.




