Assista o Boletim CLIMATEMPO 15 de abril 2022 e veja a previsão do tempo no Brasil nesta sexta-feira Santa.
Semana vai terminar com geada em parte do Sul do país
Após a passagem de uma frente fria, o ar mais seco e frio influencia a maior parte da Região Sul do país. Por isso, mesmo com a presença do sol, as temperaturas vão seguir baixas nos próximos dias. As mínimas podem atingir valores abaixo de 5°C e com alto potencial para geada em alguns pontos.
Previsão de geada
A chance de geada é grande na madrugada de sexta-feira, 15 de abril, na Campanha Gaúcha, nas Serras Gaúcha e Catarinense, Planalto de Santa Catarina e sul do Paraná.
No sábado ainda pode gear no Planalto Catarinense e sul do Paraná no começo do dia.
Recordes de frio
O ar gelado que veio da Antártica já entrou na Argentina e agora a avança sobre áreas do centro-sul do Brasil nesta quinta-feira fazendo a temperatura baixar cada vez mais até o fim do dia. O feriado prolongado será marcado por frio com chance de geada em alguns pontos e recordes em capitais.
CLIMATEMPO 15 de abril 2022
Após calor de 38°C, frente fria alcança Espírito Santo, norte de Minas Gerais e Bahia
Uma frente fria avançou do Sul para o Sudeste do Brasil e passa nesta sexta-feira influencia o Espírito Santo, o norte e o leste de Minas Gerais e a Bahia. O impacto da chegada desta frente fria com o ar muito quente que predominou nestas áreas até a tarde de ontem estimula a formação de nuvens muito carregadas, com potencial para temporais.
As maiores temperaturas no país na quinta-feira, 14 de abril, foram observadas em cidades do norte de Minas Gerais, do Espírito Santo e da Bahia, com marcas de 38°C ou maiores. Este calor excessivo é combustível para a formação das grandes nuvens de temporal.
5 maiores temperaturas no Brasil em 14/04/2022 (Inmet)
- Itaobim (MG): 38,4°C
- Queimadas (BA): 38,2°C
- Ecoporanga (ES): 38,0°C
- Cipó (BA): 37,8°C
- Piranhas (AL): 37,4°C
Tanto na Bahia, como em Minas Gerais e no Espírito Santo, o calor diminui bastante com o excesso de nebulosidade, chuva e ventos frios trazidos pela frente fria.
Previsão: alerta para chuva forte
A presença da frente fria e organiza áreas de instabilidade sobre o Espírito santo , o norte e o leste de Minas Gerais e sobre a Bahia O dia é de alerta para temporais e fortes pancadas de chuva e raios . Chove várias vezes no decorrer do dia
Há risco de chuva no decorrer desta sexta-feira inclusive nas regiões metropolitanas de Vitória, Belo Horizonte e Salvador.
Fim de semana de alerta na Bahia
Durante o fim de semana, a Bahia continua dentro das áreas de instabilidade da frente fria e todo o estado terá pancadas de chuva frequentes, que podem ser fortes.
As condições para chuva diminuem bastante sobre o Espírito santo e sobre o norte e leste de Minas Gerais, mas o fim de semana ainda será com muita nebulosidade e chuva fraca.
Feriado prolongado tem madrugadas frias em São Paulo e chuva no litoral
Ainda nesta análise do Climatempo podemos observar que a passagem de uma frente fria trouxe o ar frio de origem polar para o estado de São Paulo. Na capital paulista, a queda de temperatura já podia ser sentida no fim da tarde da quinta-feira. A temperatura no aeroporto de Congonhas estava em torno dos 18°C, às 17 horas, uma queda de 6°C em relação ao dia anterior, no mesmo horário. A sensação térmica era de 15°C.
Ares de outono em SP
A presença desta massa de ar frio de origem polar vai deixar a Páscoa com ares de outono no estado de São Paulo. O tempo seca e esfria.
O ar frio de origem polar vai predominar sobre o estado de São Paulo durante o feriado prolongado da Páscoa, mantendo as noites e os começos de manhã com baixas temperaturas em todas as regiões paulistas.
A entrada do ar seco e frio vai evitar a formação de grandes nuvens e a ocorrência de chuva em quase todo o estado.
Mais frio na Grande SP
Nesta sexta-feira, 15 de abril, a cidade de São Paulo poderá ter um duplo recorde de frio e registrar a menor temperatura do ano e também a menor temperatura máxima de 2022 até agora. Mas a menor temperatura do dia deve ocorrer após às 18 horas e não ao amanhecer, como é o comum em quase todos os dias do ano e como acompanhmos aqui no Climatempo.
Segundo dados do instituto nacional de meteorologia, o recorde atual de menor temperatura de 2022 em São Paulo é de 15,7° , em 22 de março; a menor temperatura máxima até o momento é de 20,8°C, nos dias 9 de janeiro e 1 de abril.




