Chuva só se consolida no Centro-Oeste em outubro. Assista o Boletim CLIMATEMPO 14 a 20 de setembro 2021 e veja a previsão do tempo em todas as regiões do Brasil nesta semana.

Capital paulista pode registrar um novo recorde de temperatura

O estado de São Paulo segue a terça-feira (14), em situação pré-frontal, que é quando antecede a chegada de uma frente fria. O ar seco segue atuando e o destaque será o calor e a baixa umidade do ar ao longo do dia.

O sol predomina forte sobre a Grande SP e as temperaturas sobem no decorrer do dia. A capital paulista poderá bater o recorde de calor na tarde desta terça-feira, 14 de setembro de 2021, se for confirmada a previsão de 35°C de temperatura máxima.

O recorde atual de calor para o ano de 2021 é de 34,1°C, em 30 de janeiro, pela medição do Instituto Nacional de Meteorologia.

Umidade relativa do ar segue baixa no estado

A umidade relativa do ar fica abaixo dos 30% em praticamente toda região central do estado, inclusive na capital. Nas áreas mais ao norte, os valores ficam abaixo de 20% nas horas mais quentes do dia.

Frente fria muda o tempo em SP

Uma nova frente fria avança em direção ao Sudeste do país ao longo desta terça-feira (14) aumentando as instabilidades em parte do oeste e sul do estado de São Paulo. As pancadas ocorrem de forma isolada e podem vir em forma de temporais nestas regiões a partir da tarde. Na capital e demais áreas o predomínio é de tempo firme. A chuva retorna nos próximos dias e a semana que começou quente e seca termina mais úmida no estado.

Chuva retorna ao Sudeste e Centro-Oeste nos próximos dias

Com o avanço de uma frente fria ao longo desta semana, as condições de chuva aumentam em áreas do Sudeste e Centro-Oeste do país. No entanto, é válido ressaltar que a chuva ainda não será capaz de reverter o quadro de seca que muitas áreas destas regiões enfrentam, pois a chuva ainda não será generalizada e volumosa.

Como informa o Boletim CLIMATEMPO, a frente fria começa a avançar ao longo da terça-feira, 14 de setembro. Este sistema já vai provocar chuva em áreas do centro-sul e oeste de São Paulo e no estado de Mato Grosso do Sul. Em São Paulo ainda é uma chuva mais isolada, mas em Mato Grosso do Sul, no sul do estado, já pode chover forte, com raios, trovoadas e rajadas de vento. Mato Grosso também fica instável e chove até com forte intensidade em áreas do noroeste do estado.

O sistema continua avançando ao longo da quarta-feira e a chuva se espalha mais sobre São Paulo, Mato Grosso do Sul e já chove também em áreas do sul de Minas e no centro-sul do Rio De Janeiro.

A semana vai terminar úmida entre São Paulo, Rio de Janeiro, Espírito Santo, sul de Minas, Mato Grosso do Sul e Mato Grosso. Não dá para descartar alguns temporais nestas áreas ao longo da semana, mas não há expectativa para volumes muito elevados.

Ar seco ainda persiste

Já nas áreas do centro-norte de Minas Gerais, em Belo Horizonte, Goiás e no Distrito Federal, não há expectativa de mudanças significativas nos próximos dias. O ar mais seco ainda persiste. Até chove em áreas próximas da capital mineira, mas não deve chover na capital ao longo da semana e as temperaturas vão continuar acima dos 30°C.

Temporais e ventania atingem o Sul do Brasil a partir desta terça-feira

A última frente fria que passou pelo Sul do Brasil nesta semana deixou um rastro de transtornos. Foram registradas ventanias acima dos 90km/h em cidades do Rio Grande do Sul, houve granizo e muitas trovoadas em Santa Catarina e até mesmo no Paraná.

Uma nova frente fria associada a um ciclone extratropical avança nesta terça-feira (14) e acende novamente o alerta para temporais no Sul do país.