Assista o Boletim CLIMATEMPO 07 de maio 2021 e veja a previsão do tempo em todas as regiões do Brasil nesta sexta-feira.
Frio avança pelo país, confira todos os detalhes.
Nova onda de frio se espalha sobre o Brasil e Sul terá geada
Uma nova massa de ar frio de origem polar se espalha sobre o Brasil e vai causar queda de temperatura de norte a sul do país nos próximos dias. Mas quem gosta muito do frio, não deve se animar por enquanto. Esta massa de ar frio vai influenciar o Brasil por poucos dias. Mesmo assim, alguns recordes podem acontecer nos estados do Sul, em algumas áreas do Sudeste e também do Centro-Oeste do país e até nas áreas do Norte do Brasil.
Como sempre acontece, o Rio Grande do Sul foi o primeiro a sentir os efeitos dessa nova massa de ar frio. As temperaturas máximas no dia 5 de maio não passaram dos 20°C no Rio Grande do Sul. Em Porto Alegre, a tarde de 5 de maio foi a mais fria do ano até agora, com temperatura máxima de 19°C, pela medição do Instituto Nacional de Meteorologia.
Caminho do ar frio sobre o Brasil
Essa massa de ar frio de origem polar terá um deslocamento continental no início de seu período de atuação. O centro da massa de ar frio, que é a região mais fria do sistema, alcançou o norte da Argentina no dia 5 de maio. Nesta quinta-feira, 6 de maio, o centro do ar frio avança devagar em direção ao Rio Grande do Sul e ao Uruguai fazendo o frio aumentar muito nessas regiões. Mas nessa posição, o ar frio também chega com mais facilidade ao Mato Grosso do Sul e também nas áreas de fronteira com a Bolívia. Por isso, as áreas a oeste de Mato Grosso do Sul, oeste de Mato Grosso, oeste de Rondônia e o sul do Acre vão começar a sentir um vento frio já no decorrer desta quinta-feira.

Durante a sexta-feira, dia 7 de maio, o centro do ar frio estará passando sobre o Rio Grande do Sul e sobre o Uruguai, o que facilita o espalhamento do frio sobre o Sul do Brasil. Mas até a noite da sexta-feira, o centro do ar frio já estará sobre o oceano, na altura do litoral do Uruguai e da província de Buenos Aires. Durante o sábado, 8 de maio, o centro desta massa de ar frio de origem polar já estará sobre o oceano, próximo ao litoral do Rio Grande do Sul e do Uruguai, e por isso o seu poder de frio sobre o Brasil já será menor. No decorrer do domingo, 9, o centro do ar frio vai se deslocando pelo mar, se afastando do Brasil, permitindo uma diminuição do frio no país.
Ressaca no Sul e Sudeste. Ondas chegam ao Nordeste
A frente fria que nessa quinta-feira chega ao Sudeste provoca vento intenso sobre uma extensa área oceânica, como indicado na figura abaixo.

O vento soprando forte e persistente sobre o mar forma as ondas que a partir desta quinta-feira (6) chegam ao litoral da Região Sul do Brasil deixando o mar agitado, com ressaca.
A figura abaixo indica a previsão de altura das ondas e da ondulação do mar na quinta-feira (6) à noite.

Notamos que a ondulação do mar é de sul. A altura das ondas chega a dois metros nas praias do Rio Grande do Sul e do sul de Santa Catarina, com ondulação predominante de sul.
A previsão, como indicado no próximo mapa, é de que no decorrer da sexta-feira (7) a altura das ondas aumente no litoral sul do Brasil. As ondas chegam também às praias do Sudeste.
A ondulação do mar é de sul em toda a faixa litorânea entre o Rio Grande do Sul e o Rio de Janeiro. A altura das ondas chega a 3,5m no litoral gaúcho e sul catarinense e a 3 metros à noite nas praias de São Paulo e do Rio de Janeiro.
Mesmo se afastando do Brasil, após a passagem desta massa de ar frio, o ar seco combinado com as noites com poucas nuvens vão manter as madrugadas frias em muitas áreas do Sul, Sudeste e em parte do Centro-Oeste.
O vento frio desta massa de ar polar deve chegar ao litoral da Bahia durante a sexta-feira e se intensifica na costa leste do Nordeste no fim de semana do Dia das Mães.
CLIMATEMPO 07 de maio 2021
Confira agora como o ar frio vai se espalhar sobre o Brasil, quais as possibilidades de recordes, as áreas onde pode gear e quanto tempo o frio vai ficar por aqui:
Região Sul
A queda de temperatura no Sul do país começou no dia 5 de maio sobre o Rio Grande do Sul. Durante os dias 6 e 7 de maio, quinta e sexta-feira, a temperatura vai cair mais em todos os estados.
Para esta quinta-feira, 6 de maio, ainda há condições de chuva em algumas áreas ao norte do Rio Grande do Sul, em Santa Catarina e no sul e leste do Paraná. Na sexta-feira, 7, só deve chover no leste do Paraná.
No fim de semana do Dia das Mães, a sensação de frio ainda será grande no Sul do Brasil durante a noite e ao amanhecer, mas a tendência geral já é de elevação de temperatura. O sol predomina. Atenção para o risco de ressaca nos próximos dias.
Região Sudeste
O ar frio de origem polar começa a ser sentido no estado de São Paulo. A queda da temperatura começa a ser sentida em algumas áreas no oeste do estado no decorrer desta quinta-feira. Mas é durante a sexta-feira que o ar esfria em todo o estado de São Paulo e a capital paulista poderá ter a tarde mais fria do ano até agora.
No Rio De Janeiro a quinta-feira é muito quente, mas a temperatura despenca durante a sexta-feira, 7 de maio. A chuva e o vento frio se espalham sobre o estado do Rio de Janeiro fazendo a temperatura baixar de forma geral.
Durante a quinta-feira 6 de maio, o calor ainda vai predominar sobre a região Sudeste do Brasil. mas o vento frio vai começar a ser sentido em áreas do estado de São Paulo.
Durante a sexta-feira 7 de maio, o resfriamento deve ser geral no Estado de São Paulo e também no Rio de Janeiro, no sul de Minas e na Zona da Mata mineira. As demais áreas da região Sudeste continuam quentes.




