Assista o Boletim CLIMATEMPO 02 a 08 de novembro 2021 e veja a previsão do tempo em todas as regiões do Brasil nesta primeira semana do mês.
Novembro com chuva acima da media no centro e norte do Brasil, confira!
Depois de tanto chover em áreas do Sudeste do Brasil, agora o padrão de chuva no país começa a mudar. O mês de novembro vai ser bem diferente, a chuva vai aumentar nas áreas do Matopiba, na Região Norte e também no Centro-Oeste, principalmente entre Goiás e Mato Grosso.
E por falar em MT, embora a semeadura da soja já esteja acima dos 80%, ainda tem muitas áreas esperando pela chuva agrícola para recuperar o déficit hídrico na região. E tem previsão de chuva volumosa e abrangente já agora ao longo dos próximos 7 dias.
Na metade do Sul da Bahia por exemplo, em alguns pontos o acumulado de chuva pode chegar aos 15 mm. E tem previsão para mais de 100mm no noroeste da Bahia, sul do Piauí e do Maranhão, também no Tocantins, norte de Goiás e em algumas áreas do estado de Mato Grosso.
Na região sul do Brasil, tem previsão para chuva volumosa no noroeste e oeste do Rio Grande do Sul, de Santa Catarina e sudoeste do Paraná, com acumulados em torno de 70mm em alguns municípios. É uma chuva forte, mas ela é de curta duração, localizada e também pode até paralisar os trabalhos em campo mas de forma momentânea. A tendência agora é de chuva intercalada, com períodos de tempo mais firme e isso ainda favorece o andamento da colheita do trigo e da semeadura da soja na região.
E para fazermos um resumo do que está previsto para o mês de novembro, sem dúvida a chuva fica acima da média histórica entre o norte de São Paulo, Mato Grosso do Sul, Goiás, Distrito Federal, o estado de Mato Grosso, norte de Minas principalmente, o Espírito Santo, Matopiba, sul do Pará, sudeste do Amazonas e sul do estado de Rondônia.
Em algumas localidades principalmente na região central do Brasil, a chuva deve ficar 100 mm acima da média histórica para estas áreas, enquanto isso na região Sul, principalmente no Rio Grande do Sul, terá chuva abaixo da média agora no mês de novembro.
Em São Paulo a chuva diminuiu, mas ela ainda deve ultrapassar a média histórica, principalmente no norte do estado.
Assista abaixo o Boletim CLIMATEMPO 02 a 08 de novembro 2021
Confira a tendência do clima para o mês de novembro no Brasil
A previsão indica a passagem de 3 novas frentes frias pelo Sul do país neste mês de novembro de 2021. Estes sistemas vão influenciar na formação de corredores de umidade e consequentemente nas chuvas constantes e volumosas entre o norte de São Paulo, Triângulo Mineiro, oeste e centro de Minas Gerais, norte do Rio De Janeiro, no sul de Goiás, na metade norte de Mato Grosso do Sul, pelo Mato Grosso, extremo sudoeste da Bahia e centro do Tocantins. Na metade sul do país, a chuva ficará abaixo da média, com precipitações irregulares.
Região Sul
O mês de novembro será marcado por chuvas irregulares na Região. A tendência mostra que a frentes frias que se formarem na costa da Argentina e Uruguai, vão passam rapidamente sobre a Região Sul, trazendo chuvas mal distribuídas pelos três estados, por isso, os acumulados mensais devem ficar abaixo da média em praticamente todas as áreas.
Devido à pouca chuva, as temperaturas devem ficar acima da média, ou seja, mais quente que o normal para o mês, especialmente no estado do Rio Grande do Sul. Já no norte e leste do Paraná e no leste de Santa Catarina, as temperaturas ficam dentro a ligeiramente abaixo da média.
Região Sudeste
As chuvas de verão vão predominar na maior parte da Região. Entre o norte de São Paulo e o oeste de Minas Gerais, a chuva deve ser frequente e volumosa, com acumulados acima da média histórica. Nas demais áreas, as pancadas de chuva serão isoladas e pontuais com e os acumulados que vão ficar abaixo da média para o período.
A chuva fica abaixo da média em áreas do centro-sul do estado de São Paulo, e o motivo é o resfriamento das águas do Oceano Pacífico equatorial — caracterizado pela La Niña — e do aquecimento das águas do Oceano Atlântico Sul próximo à costa do Sudeste, entre o Rio de Janeiro e o Espírito Santo.
Com a La Niña, as áreas do centro-sul do país, incluindo os 3 estados do Sul e parte de Mato Grosso do Sul e São Paulo ficam com chuva irregular ao longo do mês.





