Também, nesta coluna, como a Petrobras está sangrando seu cofre e também os seus milhões de acionistas minoritários

Por Giovanni Lorenzon – AGRONEWS®

Os mercados futuros na B3 são pouco movimentados pelos produtores rurais. A maioria das operações é deslanchada por especuladores e, no caso do boi gordo, pelos frigoríficos.

E quando os produtores observam as quedas dos contratos, em sessões seguidas, aí que eles evitam mesmo trabalhar nesse mercado.

Mas há um pequeno percentual que consegue ganhar dinheiro, sabendo entrar e sair, mas igualmente fazendo hedge sobre as compras de futuros.

Estamos falando do mercado de opções, nos quais através da opção de compra (Call) ou de venda (put), o produtor pode tentar operar se protegendo, inclusive, dos momentos de baixas dos ativos no mercado físico.

Em geral, nas opções se negocia o direito de comprar ou vender ativos no futuro e valem menos do que o ativo-objeto, já que o que é negociado é um direito de transacionar a o ativo, e não o ativo em si.

Está-se assistindo as quedas constantes do milho e do boi nos mercados futuros, mas quem fez uma call, comprando uma put, está garantindo seu capital e alguma remuneração.

O objetivo aqui é não dar uma aula, há certa dose de complexidade para se explicar em um único texto.

O pensamento é incentivar os produtores a começarem a trabalhar com um pé na modernidade. Olhar as opções de garantia para seu negócio e não ficarem presos apenas às operações no mercado físico.

Procurem informações. A própria B3 costuma oferecer cursos online, assim como algumas outras instituições e corretoras.

Insistam também com seus sindicatos, suas associações de classes, para que promovam cursos, seminários, treinamentos, trazendo especialistas.

Se até o jeito de produzir vai mudando, com o avanço do conhecimento, o resto também vai exigindo novas informações.

Siga-nos: Facebook | Instagram | Youtube

Me engana que eu gosto, Petrobras

A Petrobras é a empresa com maior número de ações no mercado de capitais. E uma grande parte está nas mãos de acionistas minoritários.