A oscilação dos preços da arroba do boi gordo nas últimas semanas não tira o ânimo dos empresários da cadeia de carne bovina do Brasil.

 

Os investimentos em genética, sanidade, bem-estar animal, nutrição, rastreabilidade, pastagens, maquinário e gestão seguem em bom ritmo. “A cautela existe, mas o Brasil é um gigante e a pecuária é uma atividade muito importante para o país, inclusive em produção de alimentos para atender à demanda interna e exportação”, explica Flavia Roppa, diretora da BeefExpo 2017, o maior evento indoor da cadeia da carne bovina da América Latina, realizada entre 6 e 8 de junho, em São Paulo.

Além de discussões para a cadeia da produção pecuária, a BeefExpo 2017 teve programação repleta de palestras e workshops sobre os mais importantes temas para a atividade, exposição comercial com mais de 50 empresas dos vários segmentos da atividade, entrega do prêmio de Personalidades da Pecuária e uma completa agenda para os apaixonados por carnes, com workshop de mestres churrasqueiros e o BBQ Secrets Festival, que teve desafio de churrasqueiros.

“A BeefExpo 2017 atingiu nossos objetivos. Nesse momento especial da economia brasileira, o evento teve como foco o fomento e o debate sobre a carne brasileira, uma atividade extremamente forte e diversificada. Não podemos esquecer que o agronegócio brasileiro é um dos principais pilares de sustentação da balança comercial brasileira e a pecuária de corte representa 30% desse setor”, destaca Flavia Roppa.

Os visitantes da BeefExpo 2017 tiveram à disposição a apresentação comercial de dezenas de empresas da cadeia da carne, incluindo saúde animal, nutrição animal, equipamentos, produtos, serviços, entidades de classe, programas de melhoramento genético, empresas de genética e outros segmentos. “Nossa principal negócio são balanças e troncos. E temos como estratégia estar presente nos mais importantes eventos da pecuária. Estar na BeefExpo 2017 foi reforçar o nosso apoio à cadeia produtiva”, diz Paulo Dancieri Filho, diretor-superintendente da Coimma Balanças.

Uma completa e diversificada programação de workshops também atraiu a atenção dos visitantes. Em quatro auditórios, especialistas discutirem os temas mais importantes da cadeia da pecuária, incluindo gestão, inovação e mercado. A Associação Brasileira de Marketing Rural e Agronegócio (ABMRA) aproveitou a BeefExpo 2017 para apresentar em primeira mão os resultados da 7ª Pesquisa Hábitos do Produtor Rural ABMRA aos pecuaristas e profissionais da cadeia da carne. “O campo é forte e passa por um momento especial de transformação, com maior presença dos jovens nas propriedades rurais e inclusão consolidada das mulheres na gestão das fazendas”, explica Ricardo Nicodemos, diretor de Pesquisa da ABMRA.