A Expedição Safra Goiás 2025/26, apoiada pela Agência Goiana de Defesa Agropecuária (Agrodefesa), está prestes a iniciar sua terceira edição, com o objetivo de coletar dados técnicos, econômicos e produtivos da agricultura goiana. Entre os dias 18 e 22 de janeiro de 2026, a expedição percorrerá mais de 3 mil quilômetros, passando por 30 municípios do estado, levando orientações estratégicas aos produtores rurais.
Expedição Safra Goiás 2025/26
A Expedição Safra Goiás 2025/26 é um projeto do Sistema Faeg/Senar/Ifag/Sindicatos Rurais, que conta com o apoio da Agrodefesa para realizar o monitoramento fitossanitário e oferecer orientações aos produtores. O foco principal será a prevenção da ferrugem asiática, uma das principais ameaças à cultura da soja. Entre as diretrizes destacadas estão a eliminação de plantas voluntárias (tigueras), o cumprimento do vazio sanitário e o uso correto e seguro de agrotóxicos.
Segundo Rafael Vieira, presidente em substituição da Agrodefesa, o objetivo é levar informações estratégicas sobre sanidade vegetal ao maior número possível de produtores, reforçando o compromisso com o desenvolvimento sustentável e seguro da agricultura goiana.
Impacto
A expedição será dividida em duas grandes rotas: Oeste e Leste. Os comboios se deslocarão simultaneamente, realizando 260 amostragens de produtividade validadas pela metodologia Embrapa. Desse total, 60 amostragens serão conduzidas pela equipe técnica da Expedição e 200 contarão com o suporte dos técnicos do Senar Goiás. Essa iniciativa é fundamental para orientar políticas públicas e estratégias de produção para os próximos anos.




