Essa iniciativa levou uma comitiva de 40 pessoas, incluindo representantes da Empaer e da Seaf, para Rondônia, estado vizinho a Mato Grosso.
“Nosso segredo é estar sempre melhorando e procurando por tecnologias que auxiliem no dia a dia“, foi uma das dicas para o sucesso no cultivo do café que Juan Travain de Souza, presidente dos Cafeicultores Associados da Região das Matas de Rondônia (Caferon), compartilhou com representantes da agricultura familiar de Mato Grosso, que foram ao estado vizinho em busca de mais conhecimento para expandir a cultura em Mato Grosso.
A “Expedição de Mato Grosso a Rondônia: do cacau ao chocolate, do leite ao café” proporcionou aos participantes a oportunidade de conhecer experiências bem-sucedidas nas cadeias produtivas de café e leite. Essa iniciativa levou uma comitiva de 40 pessoas, incluindo representantes da Empresa Mato-grossense de Pesquisa, Assistência e Extensão Rural (Empaer), Secretaria de Estado de Agricultura Familiar (Seaf), Prefeitura de Aripuanã, agricultores familiares, indígenas, representante do Consórcio do Vale do Juruena e da Assembleia Legislativa de Mato Grosso.
A produção dos Cafeicultores Associados foi um dos destinos da comitiva de Mato Grosso em Cacoal. Na ocasião, o presidente Juan Travain de Souza e seus pais compartilharam a evolução do café e das empresas da família no estado. Ele também ressaltou a importância de assistência técnica de qualidade e a escolha pela variedade de café Robusta Amazônico.
Juan mencionou que, juntamente com seus irmãos, cultiva café em uma área de 140 hectares. “Investimos em um café de qualidade e também estamos aprendendo com outros estados como isso é possível“, enfatizou.

O grupo também conheceu o produtor Laudir Peterd Pagung. Ele e seus irmãos investiram em maquinaria para facilitar o manejo e aumentar a qualidade da produção de café. Em 14 hectares, cultivam seis tipos de clones da fruta. “Nosso objetivo é produzir 125 sacas por hectare este ano. A cultura demanda muito trabalho e precisa ser planejada. Nossa assistência técnica é do Senar e o técnico é um ótimo parceiro e tem feito a diferença“.





