Algo esta muito errado, ou a mídia e os governantes estão se esquecendo de mais de 100 milhões de habitantes neste momento de pandemia mundial. Você não leu errado, estamos falando de 49% da população brasileira que vive no interior do Brasil e não está sob os holofotes da imprensa e nem das lideranças políticas deste país.
Leia o artigo até o final e entenda esta situação.
O coronavírus existe, mas ainda não chegou no interior do Brasil
Esta é a avaliação de um produtor rural, não identificado, do município de Alto Alegre, interior de São Paulo, que faz uma análise da situação real do Coronavírus em sua região.
Segundo vídeo que circula nas redes sociais, após percorrer diversas cidades vizinhas ao seu município e falar com parentes que moram mais próximos a capital paulista, existe muita especulação e nenhum caso confirmado até agora. Para o produtor, bater panelas durante o pronunciamento do presidente “não resolve a situação” e por isso ele faz um alerta, “Vocês vão bater panelas sim, daqui 15 dias quando vocês perderem todos os seus empregos, porque seus patrões não vão guentar pagar vocês parados“. Ele ainda faz referência a diversos empresários que tem despesas com aluguel e ainda precisam arcar com o pagamento de salários, na visão dele se tiverem que optar, é claro que irão escolher mandar embora os funcionários.
“Na hora que cessar o dinheiro de vocês, como é que vocês vão comprar aquilo que esta na prateleira do mercado? Vocês vão ter na prateleira, mas não ter como comprar. Aí vocês vão bater na panela!“, adverte o produtor rural.
Mato Grosso, o grande estado do agro
Os números divulgados pela Secretaria Estadual de Saúde, ontem (27), conforme nota informativo 21, do Centro de Operação em Emergência em Saúde Pública (COE COVID-19), apresentam bem esta realidade do interior do Brasil. Com dimensões continentais, muitas áreas nativas e pouco mais de 3 milhões de habitantes em todo o estado, Mato Grosso até o momento confirmou apenas 11 casos de coronavírus e 1 hospitalização decorrente do COVID-19. E estes casos confirmados se concentram na capital Cuiabá (08), em Várzea Grande (02) – município vizinho, e apenas 1 caso em Nova Monte Verde, interior do estado. O que nos chama a atenção também, é que somente 646 casos foram notificados oficialmente. Façam as contas, de 3 milhões, apenas 646 casos notificados. Isso é real ou não? Não sabemos com precisão, por isso levantamos estes questionamentos. Veja abaixo um trecho do informativo:
Um pedaço importante do Brasil esquecido por todos
Muito se fala que o Agro é quem esta segurando a economia do país neste momento de crise (e em outros também), mas em todos os pronunciamentos oficiais e imprensa geral, não conseguimos observar nenhuma menção mais detalhada às cidades interioranas, nem tão pouco ações específicas para este setor. Estamos falando isso, pois praticamente todo o setor agro do Brasil está localizado no interior e não nas capitais. Segundo dados divulgados pelo SEBRAE, podemos ter um entendimento melhor sobre a população do interior do interior do Brasil, incluindo informações demográficas, hábitos de consumo e relação com os pequenos negócios. Vamos à alguns números!
No gráfico abaixo, vamos entender primeiro, quantas pessoas estão sendo excluídas deste panorama do Coronavírus.
Como podemos observar, 49% dos brasileiros moram em cidades do interior, isso mesmo, pasmem, mas estamos falando de mais de 100 milhões de habitantes (População total 210.147.125 – IBGE 2019), e acreditamos que a maioria dos idosos, que fazem parte do grupo de risco, moram em uma destas cidades do interior. E porque se fala apenas dos grandes centros? (São Paulo, Rio de Janeiro, Brasília, Etc..)
Continuando esta análise, é importante saber que deste universo de praticamente 50% da população brasileira, 3 em cada 4 habitantes do interior moram em áreas urbanas, como mostrado no gráfico abaixo:
Lembra do nosso amigo produtor(vídeo), do início desta matéria? ele nos alertou para a sua preocupação com a possibilidade de fechamento de pequenas empresas e o aumento do números de desempregados em sua região. Pois é, ele está correto, observe o gráfico abaixo:
Todos nós sabemos que, em uma crise financeira no país – como esta que esta se consolidando, as primeiras empresas a fecharem as portas são as de pequeno porte. Observando o gráfico acima, podemos avaliar que 38% dos empregados formais – 6.1 milhões de trabalhadores estão no interior. Isso sem contar os trabalhadores informais. Quer saber o que isso representa em massa salarial, então observe agora o gráfico abaixo:




