Os moradores da cidade de Lucena, na Paraíba, foram surpreendidos, na manhã desta segunda-feira (27), com a formação de uma tromba d’água em alto mar. Veja vídeos logo abaixo.

Nas imagens, que circulam nas redes sociais, é possível perceber a formação de um vórtice colunar que se prolonga da base de uma nuvem funil até tocar a superfície da água do mar. De acordo com especialistas, o fenômeno natural pode ocorrer sobre um rio, mar, um lago ou no oceano.

A Agência Executiva de Gestão das Águas da Paraíba (Aesa) informou que está acompanhando o caso.

O que forma uma tromba d’água?

Uma tromba d’água é um fenômeno meteorológico que consiste na formação de uma coluna giratória composta por grande quantidade de vapor e água, em nuvens espessas que se movem, formando um cone cuja base é voltada para o alto. O funil é visível em virtude das nuvens de vapor de água condensadas.

De modo geral, as trombas d’água são relativamente perigosas para meios de transporte aéreos – como aviões e helicópteros. Havendo uma tromba, banhistas devem se distanciar do mar e até procurar abrigo em local seguro.

Em caso de sinistro, a Defesa Civil: 199 e o Corpo de Bombeiros: 193 devem ser acionados.

Veja abaixo as imagens da tromba d’água

Saiba a diferença entre cabeça d’água e tromba d’água

A tromba d’água é uma nuvem funil que se forma sobre um corpo d’água e que se prolonga da base da nuvem até tocar a superfície da água. A tromba d’água pode se formar sobre um rio, mar, um lago ou no oceano. O formato é muito parecido com o de um tornado (nuvem funil que toca o solo, mas se forma sobre a terra) e muitas pessoas confundem os dois fenômenos.