<![CDATA[

Com a vinda do Tropical Storm Ian, Flórida entra em estado de emergência para um possível furacão na próxima semana.

O Centro Nacional de Furacões dos EUA disse que a tempestade Ian deverá reforçar-se rapidamente nos próximos dias, prevendo-se que passe à categoria de furação durante o dia.

O governador da Florida, no sudeste dos Estados Unidos, declarou o estado de emergência para todo o território à medida que a tempestade tropical Ian ganha força sobre as Caraíbas e se aproxima da área.

DeSantis tinha já decretado o estado de emergência para algumas localidades, mas, no sábado, estendeu a medida a todo o estado, ao mesmo tempo que pediu aos residentes para se preparem para uma tempestade que poderá afetar fortemente grandes extensões da Florida.

Esta tempestade tem o potencial de se fortalecer num grande furacão e encorajamos todos a estarem preparados“, disse DeSantis, acrescentando estar “em coordenação com todos os parceiros dos governos estaduais e locais para acompanhar os impactos potenciais desta tempestade“.

Sob a ordem de emergência estadual, membros da Guarda Nacional da Flórida serão ativados e aguardando ordens.

O presidente Joe Biden aprovou no sábado uma declaração de desastre para a tempestade tropical, que deve chegar ao estado ainda esta semana como um furacão.

A ação do presidente autoriza o Departamento de Segurança Interna, Agência Federal de Gerenciamento de Emergências (FEMA), a coordenar todos os esforços de socorro a desastres que têm o objetivo de aliviar as dificuldades e o sofrimento causados pela emergência na população local“, disse a Casa Branca em um comunicado à imprensa.

Esta medida liberta fundos de proteção de emergência e ativa as organizações de socorro e forças de segurança locais, indicou o gabinete do governador. A ordem sublinha que há risco de tempestades, inundações, ventos perigosos e outras condições atmosféricas em todo o estado.

O Centro Nacional de Furacões dos EUA disse que a tempestade Ian deverá reforçar-se rapidamente nos próximos dias, prevendo-se que passe à categoria de furação durante o dia, antes de se deslocar sobre Cuba ocidental e em direção à costa ocidental da Florida, até meados da próxima semana.

No sábado à noite, a tempestade Ian registou ventos de 75 quilómetros por hora, quando se encontrava a cerca de 370 quilómetros, a sul de Kingston, na Jamaica.