Mato Grosso sediará mais uma edição do prestigiado Road-Show para Comunicadores do Agro. O evento, que já é tradição no calendário do agronegócio, promete agitar o estado a partir deste domingo, 07 de julho. Esta iniciativa oferecerá uma experiência imersiva única para jornalistas e influenciadores digitais de várias regiões do Brasil.
Integração e diversidade no coração do agronegócio brasileiro
A terceira edição realizada em Mato Grosso marca um avanço significativo na abrangência do evento. Desta vez, o Road-Show contará com a participação de profissionais de 10 estados brasileiros, incluindo: São Paulo, Minas Gerais, Goiás, Pará, Tocantins, Rio Grande do Sul, Espírito Santo, Maranhão, Santa Catarina, além do próprio Mato Grosso. Esta diversidade geográfica promete enriquecer as discussões e proporcionar uma visão mais ampla do setor agrícola mato-grossense.
Os participantes embarcarão em uma jornada de aproximadamente mil quilômetros pelo estado, visitando localidades estratégicas como Lucas do Rio Verde, Primavera do Leste, Santo Antônio de Leverger, Várzea Grande e a capital Cuiabá. Este percurso foi cuidadosamente planejado para oferecer uma visão abrangente da cadeia produtiva do agronegócio mato-grossense, desde a produção, o escoamento até a industrialização.

As visitas contemplam grandes cases de sucesso como a Bom Futuro, uma das maiores empresas agropecuárias do Brasil, com sede na capital Cuiabá. Fundada em 1982, a empresa se destaca por sua vasta extensão de terras e produção diversificada. O grupo opera 42 unidades de produção distribuídas por Mato Grosso, totalizando 600 mil hectares de cultivo, onde são produzidas anualmente 1,9 milhões de toneladas de grãos, 300 mil toneladas de pluma de algodão e 400 mil toneladas de caroço de algodão. Além disso, a Bom Futuro possui o maior projeto de integração lavoura-pecuária do mundo, com 64 mil hectares dedicados à produção bovina e um abate anual de 90 mil cabeças de gado.
O roteiro também oferece momentos enriquecedores e exclusivos como a visitação as ruínas da Usina Itaicy, novo Parque Tecnológico do Estado, sede da Associação dos Produtores de Soja e Milho de Mato Grosso (Aprosoja-MT), Bioplanta da UPL, palestras do Fórum das Cadeias Produtivas da 56ª Expoagro e muito mais.
Objetivos
Criado há mais de 20 anos, o Road-Show, iniciativa da Texto Comunicação de São Paulo, visa proporcionar uma experiência prática e aprofundada do agronegócio. Altair Albuquerque, CEO da Texto, ressalta a importância de Mato Grosso neste contexto. “A ideia sempre foi de tirar os profissionais das redações e colocá-los em contato direto com quem realmente produz. Além de São Paulo, nós já fomos para Minas Gerais, Paraná, Mato Grosso do Sul. Mas faltava o Mato Grosso, que é uma potência no agronegócio brasileiro.“, comenta Altair. Em Mato Grosso, a primeira edição só foi possível graças a parceria com o Agronews.
Vicente Delgado, Diretor do Agronews e coorganizador do evento, explica motivação para a realização da edição em Mato Grosso e agradece o apoio recebido. “Desde a primeira vez que fui convidado à participar desta iniciativa, fiquei muito empolgado com formato, a dinâmica e com a oportunidade de conhecer de perto como agro funciona de verdade. Para nós profissionais de comunicação estar no campo ajuda e muito a vivenciar o dia a dia do produtor rural e com isso produzir conteúdos pautados pela realidade. Mas inevitavelmente quando se fala em agronegócio, se fala em Mato Grosso. Então tivemos que trazer os colegas comunicadores para conhecer nosso querido estado. E isso só foi possível graças ao apoio incondicional das instituições e empresas que acreditaram no potencial do Road-Show.“, explica Delgado.
Apoio e reconhecimento
O evento conta com o apoio e reconhecimento de lideranças do setor. O Ministro da Agricultura e Pecuária, Carlos Fávaro, durante entrevista concedida na 2ª edição realizada em Mato Grosso, enfatizou o papel do Road-Show na disseminação de informações precisas sobre o agronegócio: “Há uma retórica de dizer que o agro é inimigo do meio ambiente, não tem boas práticas, não socializa a riqueza, o que não é verdade. Nós temos que trazer para as cidades, para as capitas e mostrar as grandes oportunidades, não só através do discurso, mas também na prática. Portanto, quero parabenizar a iniciativa, tenho certeza que é assim que nós vamos vencer a guerra da desinformação, com comunicação de qualidade, com gente preparada para levar e com iniciativas como essa.“, avalia Fávaro.







